IaaS: Conheça o modelo de serviço e seus benefícios

Encerro aqui a série de artigos sobre os modelos de serviços em nuvem, nos artigos passados falei sobre PaaS e SaaS e desta vez falarei sobre IaaS ou Infraestrutura como serviço.

IaaS é um modelo de serviço em nuvem onde se é possível contratar servidores ou estações de trabalho que ofereçam toda a infraestrutura (Hardware, armazenamento, memória etc.) necessária para se implantar uma solução. Em muitos casos é o primeiro passo na jornada para a nuvem, sendo análogo ou muito parecido com uma infraestrutura virtual local, mas com uma diferença vital, sendo muito melhor. Neste tipo de serviço é muito difícil encontrar algum software que não tenha capacidade técnica de funcionar o que torna esta uma das mais fáceis formas de iniciar nesse novo mundo. Veja abaixo alguns benefícios:

On Premisses x Modelos mais comuns de serviços em Nuvem

Agilidade e simplicidade:

O serviço tem atraído muita atenção de empresas que necessitam implantar soluções de forma rápida em nuvem.  Fica mais simples o desenvolvimento de um projeto usando IaaS, pois a infraestrutura pode ficar pronta em questão de minutos. Esse é um cenário totalmente diferente do tradicional, em que a empresa precisa de dias, semanas ou até meses para preparar toda a infraestrutura necessária (Time to market) para dar início a um novo projeto, atrasando o seu desenvolvimento ou até mesmo perdendo timing de demandas do negócio.

Redução de custos:

Ao contratar um serviço de nuvem de um fornecedor, a empresa paga por seu uso, o que pode ser contabilizado por horas de utilização, não é necessário se preocupar com os custos iniciais de compra de um servidor local,  e além do mais não é necessário gastar mais com manutenções de hardware. 

Flexibilidade:

Empresas quando pensam em mover workloads para a nuvem, normalmente pensam em IaaS como primeiro passo, é muito mais fácil criar ou clonar uma infraestrutura parecida com a que se tem on-premisses do que refatorar toda a aplicação para rodar em plataforma como serviço, esse tipo de migração denominado Lift and Shift faz com que o tempo para se ter o ambiente cloud operacional, seja menor.

Escalabilidade de recursos:

A possibilidade de aumentar ou diminuir recursos  (escalonamento vertical) conforme a necessidade é uma das melhores vantagens nos modelos de serviços em nuvem, dessa forma não se corre risco de desperdiçar capacidade e também obtêm-se economia , o que não ocorre para os cenários de soluções locais a medida que necessita de mais desempenho e capacidades que muitas vezes acabam não sendo utilizadas futuramente.

Conclusão

Aproveitar as capacidades sem desperdiçar recursos parece ser um caminho sem volta. A nuvem, quando utilizada de forma abrangente ou coesa, pode trazer muitos benefícios às empresas com a flexibilidade, escalabilidade e recursos “embutidos nela”, seus serviços podem suportar uma infinidade de situações, basta estimar, procurar um bom Cloud Solution Provider (CSP) e fazer com que o novo ambiente ampare o crescimento de sua empresa, sem complicações.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
VICTOR MATSUMOTO

VICTOR MATSUMOTO

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalha na área Suporte técnico a clientes. Desenvolvendo atividades na área de Infraestrutura, Segurança e Cloud. Atua em projetos de implantação de Firewalls, Endpoint protection e em regularizações de licenciamento Microsoft, possuindo certificações nestas áreas.