SAAS: saiba o que é e conheça 7 benefícios do Software como Serviço

SaaS: saiba o que é e conheça 7 benefícios do Software como Serviço

Software as a Service, também conhecido como SAAS, é a forma de disponibilizar como serviço, softwares e soluções de tecnologia por meio da internet. Estes sistemas são executados nos servidores das empresas provedoras, que por sua vez têm a responsabilidade de gerenciar o acesso e manter toda a estrutura de conectividade, servidores e segurança de dados.

Benefícios do SAAS:

Redução do custo total de propriedade (TCO)

Com a adoção de soluções SAAS, empresas diminuem exponencialmente seus custos, evitam investimentos iniciais de licença ou hardware e não precisam manter times especializados ou ter encargos regulares de manutenção. Também não é necessário uma infraestrutura de data center, o que fatalmente resultaria em consumo de energia elétrica e demais custos indiretos.

Gestão elástica de licenças

Através de estatísticas e relatórios, a utilização das licenças pode ser gerenciada de forma elástica, facilitando a expansão das assinaturas conforme o crescimento da sua empresa, ou diminuindo, caso algum funcionário seja desligado da companhia.

SAAS

Alta disponibilidade

Empresas que adotam soluções SAAS não precisam, por via de regra, se preocupar em prover infraestrutura para alta disponibilidade do sistema. São recorrentes os níveis de disponibilidade acima de 99%, com multas caso o ambiente fique indisponível.

Simplicidade

Com o SAAS, você pode aproveitar funções dos modelos tradicionais de software, sem se preocupar em desenvolve-las, em outras palavras, ele já está pronto e configurado para que as empresas possam iniciar o seu trabalho rapidamente.

Mobilidade

Por estarem na internet, os aplicativos possibilitam que a utilização seja feita em qualquer computador ou dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Desalocação de espaço físico

Se torna desnecessário ter espaço físico alocado para sua infraestrutura. Em alguns casos, empresas 100% Cloud conseguem implementar políticas agressivas de home office, obtendo redução de custos, já que não precisam ter um escritório tão grande.

Possibilidade de personalização

Muitos provedores oferecem variedades de personalizações para que as empresas possam atender suas necessidades. Além disso, existem várias APIs de conexão que possibilitam a integração a aplicativos existentes.

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Email
Victor Matsumoto

Victor Matsumoto

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalha na área Suporte técnico a clientes. Desenvolvendo atividades na área de Infraestrutura, Segurança e Cloud. Atua em projetos de implantação de Firewalls, Endpoint protection e em regularizações de licenciamento Microsoft, possuindo certificações nestas áreas.