DLP: Saiba o que é a prevenção de perda de dados

Data Loss Prevention

Com o avanço tecnológico, muitas empresas estão migrando seus negócios para a nuvem, por conta da flexibilidade, custo-benefício e maior segurança. Sim, a nuvem é mais segura e uma das ferramentas que garante esta maior confiabilidade é a DLP (Data Loss Prevention), também conhecida em português como Prevenção de Perda de Dados, e é este assunto que abordaremos neste artigo, onde além de explicar este recurso, mostraremos sua importância e por que cada vez mais as empresas precisam se preocupar com a sua adoção para garantir a integridade de suas informações.

O que é Data Loss Protection (DLP)?

A DLP (Data Loss Prevention – Prevenção de Perda de Dados) é um conjunto de ferramentas e processos usados para garantir que os dados confidenciais não sejam perdidos, utilizados indevidamente ou acessados por usuários não autorizados.

O sistema DLP classifica os dados regulados, confidenciais e de negócios críticos e identifica violações das políticas definidas pelas organizações ou dentro de um pacote de políticas predefinido, normalmente impulsionado pela conformidade regulamentar, como HIPAA, PCI-DSS ou LGPD. Quando essas violações são identificadas, o DLP impõe remediação com alertas, e outras ações de proteção para impedir que os usuários finais compartilhem dados de forma acidental ou maliciosa que possam colocar a organização em risco.

Sistemas de prevenção de perda de dados monitoram e controlam atividades de EndPoint, filtram fluxos de dados em redes corporativas e monitoram dados na nuvem para proteger dados estacionados e dados em transito.

A DLP também fornece relatórios para atender aos requisitos de conformidade e auditoria e identificar áreas de fraqueza e anomalias para perícia e incidentes.

Data Loss Prevention

Preciso da Prevenção de Perda de Dados? 3 Casos principais de usos para a DLP

A prevenção de perda de dados resolve três objetivos principais que são pontos de dor comuns para muitas organizações:

Proteção/conformidade de informações pessoais,

Proteção de propriedade intelectual (IP),

Visibilidade de dados.

Proteção/conformidade de informações pessoais

Sua organização coleta e armazena informações de identificação pessoal (PII), informações de saúde protegidas (Phi) ou informações de cartão de pagamento (PCI)? Em caso afirmativo, você está mais do que provavelmente sujeito a regulamentos de conformidade, como HIPAA (para PHI) e LGPD, que exigem que você proteja os dados confidenciais de seus clientes. O DLP pode identificar, classificar e marcar dados confidenciais e monitorar atividades e eventos em torno desses dados. Além disso, os recursos de relatório fornecem os detalhes necessários para auditorias de conformidade. 

Proteção de IP

Sua organização tem propriedade intelectual importante e segredos comerciais ou estaduais que poderiam colocar a saúde financeira e a imagem de marca da sua organização em risco se forem perdidas ou roubadas? Com políticas e controles , você pode se proteger contra a evasão indesejada desses dados. 

Visibilidade de dados

Sua organização está buscando obter visibilidade adicional sobre a movimentação de dados? Uma solução abrangente de DLP corporativo pode ajudá-lo a ver e rastrear seus dados em endpoints, redes e na nuvem. Isso fornecerá a você visibilidade de como os usuários individuais dentro da sua organização interagem com os dados.

Embora esses sejam os três principais casos de uso, a DLP pode remediar uma variedade de outros pontos de dor, incluindo ameaças internas, segurança de dados do Office 365, análise de comportamento de usuário e entidade e ameaças avançadas. 

Data Loss Prevention

7 Tendências que estão impulsionando a adoção da DLP

O Gartner estima que o mercado total de prevenção de perda de dados chegará a US$1.300.000.000,00 em 2020. O mercado DLP não é novo, mas evoluiu para incluir serviços gerenciados, funcionalidade de nuvem e proteção avançada contra ameaças, entre outras coisas. Tudo isso, juntamente com a tendência ascendente em violações de dados gigantesca, tem se visto um aumento maciço na adoção de DLP como um meio para proteger dados confidenciais.  

Abaixo, listamos nove tendências que estão impulsionando a adoção mais ampla de DLP.

1- O crescimento do papel CISO

Mais empresas contrataram e estão contratando diretores de segurança da informação (CIOs), que muitas vezes relatam ao CEO. CEOs querem saber qual plano adotar para evitar vazamentos de dados. A DLP fornece um valor comercial claro a este respeito e dá aos CIOs os recursos de relatórios necessários para fornecer atualizações regulares ao CEO. 

2- Mandatos de conformidade em evolução

As regulamentações globais de proteção de dados mudam constantemente e sua organização precisa estar preparada.

3- Há mais lugares para proteger seus dados

O aumento do uso da nuvem, redes de cadeias de suprimentos complicadas e outros serviços que você não tem mais controle total tornaram a proteção de seus dados mais complexos. A visibilidade dos eventos e do contexto de eventos que cercam seus dados antes de deixar sua organização é importante para impedir que seus dados confidenciais caiam em mãos erradas.

4- Violações de dados são freqüentes e grandes

Concorrentes, criminosos cibernéticos e insiders maliciosos estão direcionando seus dados sensíveis por uma variedade de motivos, como espionagem corporativa, ganho financeiro pessoal e vantagem política. DLP pode proteger contra todos esses invasores, malicioso ou não. Nos últimos dois anos, houve milhares de violações de dados e muitos mais incidentes de segurança. Bilhões de registros foram perdidos em violações de dados. 

5- Os dados roubados da sua organização valem mais

Os dados roubados são frequentemente vendidos na Dark Web, onde indivíduos e grupos podem comprá-los e utilizá-los para seu próprio benefício. Com certos tipos de dados sendo vendidos por até milhares de dólares, há um incentivo financeiro claro para o roubo dos mesmos. 

6- Há mais dados para roubar

A definição do que são dados sensíveis tem se expandido ao longo dos anos. Os dados confidenciais agora incluem ativos intangíveis, como modelos de preços e metodologias de negócios. 

7- Há uma escassez de talento de segurança

De fato, em uma pesquisa ESG e ISSA de 2017 (em inglês), 43% dos entrevistados relataram que suas organizações haviam sido afetadas pela escassez. Os serviços DLP gerenciados atuam como extensões remotas de sua equipe para preencher essa lacuna de pessoal. 

Data Loss Prevention

Práticas recomendadas de prevenção de perda de dados

Determine seu objetivo de proteção de dados primários

Precisa proteger a sua propriedade intelectual, obter mais visibilidade dos seus dados ou cumprir a conformidade regulamentar?

Com um objetivo principal em vigor, é mais fácil determinar a arquitetura de implantação de DLP mais apropriada ou a combinação de arquiteturas. Se você não tem orçamento aprovado para um programa DLP ainda, você precisa repensar sobre isso.  

Aproveite os pontos de dor de diferentes unidades de negócios para mostrar como o DLP pode abordá-los. Por exemplo, os pontos de dor do CFO incluem o uso eficiente de ativos e o crescimento rentável. Os serviços de DLP gerenciados abordam esses pontos de dor eliminando a necessidade de equipe adicional e CapEx para implantar e manter um programa DLP. 

Ao pesquisar fornecedores de DLP, você precisa saber:

  1. Quais tipos de arquiteturas de implantação são oferecidas? 
  2. Eles suportam Windows, Linux e OS X com paridade de recursos? 
  3. Quais opções de implantação eles oferecem? Eles fornecem serviços gerenciados? 
  4. Você precisa se defender contra ameaças principalmente internas ou externas? Ou ambos? 
  5. Você precisa executar inspeção e classificação baseada em conteúdo ou contexto? Seus usuários poderão classificar documentos de autoclassificação?Você precisa de uma mistura de vários métodos? 
  6. Você está mais preocupado com a proteção de dados estruturados ou não estruturados? 
  7. Você planeja ver e impor a movimentação de dados com base em políticas, eventos ou usuários? 
  8. Que regulamentos de conformidade você está vinculado? Que novos regulamentos estão no horizonte? 
  9. Quem são seus parceiros de aliança tecnológica e quais tecnologias você gostaria de integrar com sua DLP? 

Definições de funções e responsabilidades

Defina claramente as funções e responsabilidades dos indivíduos envolvidos no programa DLP da sua organização e a criação de direitos e deveres baseados em funções fornecerá verificações e saldos. 

Comece com uma vitória rápida claramente definida

Muitas vezes, as organizações tentam planos de implementação inicial complicados ou tentam resolver demasiados casos de utilização ao mesmo tempo. Defina sua abordagem inicial e defina os objetivos que são rápidos e mensuráveis. Você deve tomar a abordagem do projeto, onde você pode se concentrar em um tipo de dados específico, ou a abordagem de visibilidade de dados, onde o foco principal é a descoberta e a classificação automatizada de dados confidenciais para controlar a saída. 

Trabalhe em conjunto

Trabalhe em conjunto para definir as políticas de DLP que governarão os dados da sua organização. Isso ajudará a garantir que as diferentes unidades de negócios estejam cientes das políticas em vigor e como elas podem ser afetadas. Tenha em mente que não há uma maneira certa de desenvolver políticas de DLP. Muitas vezes, a estratégia DLP se alinhará com sua cultura corporativa. 

Documente seus processos com cuidado

Isso irá ajudá-lo com a aplicação consistente de políticas, dar-lhe um documento de registro para quando as revisões são necessárias, e também será útil quando a integração de novos membros da equipe ou funcionários. 

Defina métricas de sucesso e compartilhe relatórios com líderes empresariais

Determine os principais indicadores de desempenho (KPIs) que você deve medir e monitorá-los de perto para determinar o sucesso do seu programa DLP e áreas de melhoria. Compartilhe essas métricas com os líderes da sua organização para mostrar o impacto positivo da DLP e seu valor comercial. 

DLP é um programa, não um produto

Instalar uma ferramenta DLP é apenas o primeiro passo na prevenção de perda de dados. DLP é um programa a ser trabalhado continuamente. DLP é um processo constante de compreensão de seus dados e como os usuários, sistemas e eventos interagem com esses dados para melhor protegê-lo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
João Gabriel Dearo

João Gabriel Dearo

Empresário, fundador da Wtsnet, graduado em eletrônica digital pela Universidade Mackenzie, iniciou como consultor de tecnologia há mais de 30 anos, tendo vivido e colaborado com a digitalização de pequenas e médias empresas durante todo esse período. Sua história aconteceu justamente com a chegada e consolidação no Brasil de empresas como Itautec, Microsoft, HP e Cisco, às quais sempre trabalhou em parceria. Atualmente administra a empresa e fomenta a adoção de tecnologias de Segurança, Cloud e serviços gerenciados em clientes. Entusiasta e geek assumido é fã de novas tecnologias.