4 medidas para proteção de senhas na internet

4 medidas para proteção de senhas na internet

Infelizmente hoje em dia é bastante fácil para uma pessoa com conhecimentos computacionais, descobrir senhas na internet. Como já mostramos em um artigo anterior, as pessoas não tomam os devidos cuidados na hora de criar senhas, tanto que as 5 mais populares em todo o mundo são as mais previsíveis possíveis.

Hoje aprofundaremos o assunto mostrando 4 medidas para proteção de senhas na internet, para que você navegue com segurança na era digital. Vamos lá!

1- Senhas complexas

Uma senha complexa pode aumentar a segurança e dificultar que alguém mal-intencionado consiga descobri-la. Para uma senha complexa, orientamos usar uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, com números e símbolos.

Sabemos que quanto mais difícil de lembrar a senha, mais difícil dela ser quebrada, mas podemos também facilitar um pouco a vida das pessoas, uma frase conhecida adicionando letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e número, é considerado uma senha complexa e deve dificultar em muito a sua descoberta.

2- Cofre de senhas

Uma das principais recomendações é NUNCA utilizar a mesma senha em todos os acessos, mas então vem o desafio, como lembrar de todas as senhas.

Hoje em dia existem softwares que fazem o gerenciamento(cofre) de senhas, estes sistemas são fundamentais para sua segurança e para evitar esquecimentos. Alguns exemplos de softwares deste tipo são o KeePass, Kaspersky Password Manager e Dashlane, neles você pode criar uma senha mestra de acesso ao programa e “dentro” dele todas as demais senhas, assim você terá todas as senhas em segurança em um só lugar.

4 medidas para proteção de senhas na internet 2

3 - Proteção no Endpoint

É muito importante ter um antivírus e antimalware instalado no computador com suas funções de proteção ativas (inclusive Firewall) para se proteger de spywares que registrem tudo que é digitado em seu teclado. O Keylogger como é conhecido, captura dados e envia para um cracker, com um bom antivírus e antimalware instalados, você garante uma proteção maior e evita que esse problema aconteça. Alguns exemplos de ferramentas com proteções avançadas utilizadas são o Kaspersky e Sophos Intercept X.

4 - Autenticação de dois fatores

Essa opção ativada faz com que o usuário tenha uma forma de acesso mais segura. A autenticação de dois fatores dificulta o acesso cracker pois além da posse do usuário e senha o mesmo precisaria do celular desbloqueado para ler o SMS ou o PIN enviado após inserção da senha. Este recurso é muito utilizado por prestadores de serviços online e nada mais é que uma camada adicional de segurança na autenticação.

Normalmente nesta autenticação é solicitado um código pode ser enviado por SMS, ou por aplicativos como o Authy, Google Authenticator e Microsoft Authenticator.

Para facilitar a aplicação destas medidas para proteção de senhas na internet, é importante ter um plano de ação que se corretamente aplicado, fará com que você esteja muito menos vulnerável.

4 medidas para proteção de senhas na internet

Executando o Plano de ação...

  • Crie senhas longas (com 14 caracteres ou mais);
  • Troque suas senhas regularmente;
  • Use senhas diferentes para e-mails, bancos, site de compras e outros sites;
  • Use gerenciador (cofre) de senhas;
  • Utilize caracteres especiais, números, letras maiúsculas e minúsculas;
  • Não use datas ou fatos que possam ser encontrados online;
  • Não envie suas senhas por mensagem, e-mail ou de qualquer outra forma;
  • Não use senhas fáceis, (como as mencionadas 123456, senha, qwerty, etc.);
  • Não use senhas contendo somente uma palavra;
  • Use uma boa proteção de endpoint;
  • Use Autenticação de dois fatores;

Em breve traremos novos artigos sobre segurança e proteção na internet, desta vez com foco na área corporativa, mostrando a importância de monitorar o vazamento de senhas da Darkweb. Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Cristiano Ribeiro

Cristiano Ribeiro

Profissional graduado em ciências da computação, com experiência de mais de 16 anos em suporte à TI infraestrutura e segurança seguindo as práticas do ITIL. Possui diversas certificações, dentre elas em produtos Cyberoam, Sophos, Kaspersky, Microsoft Office 365, Windows Server e SAM. Atualmente também está envolvido no desenvolvimento de soluções contidas nos serviços gerenciados de segurança na Wtsnet.