Microsoft se torna líder no DaaS (Desktop como serviço) com Windows 365

daas - desktop as a service

Marcio Dearo

A pandemia de Covid-19 obrigou muitas empresas a mudarem suas rotinas para continuar suas operações e fez com que muitas delas adotassem o DaaS (desktop como serviço) como forma de apoiar o trabalho remoto, o trabalho assíncrono e a automação da equipe de trabalho.

Com o tempo, as soluções de DaaS evoluíram para atender aos requisitos estratégicos até mesmo de seus maiores clientes, e recentemente, avaliação feita pela IDC MarketScape, elegeu a Microsoft como líder neste segmento através do Windows 365, que é é uma solução DaaS totalmente gerenciada, automatizada e incorporada na nuvem pública do Azure que habilita a versatilidade e simplifica o gerenciamento de TI.

Neste artigo, vamos saber mais sobre o DaaS, como ele funciona, suas vantagens e desvantagens e como a Microsoft pode ajudar sua empresa através do Windows 365.s

O que é o DaaS?

O desktop como serviço (DaaS) é uma oferta de computação em nuvem na qual um terceiro hospeda o back-end de uma implantação de infraestrutura de desktop virtual (VDI).

Com o DaaS, os sistemas operacionais de desktop são executados em máquinas virtuais em servidores no data center de um provedor de nuvem. Toda a infraestrutura de suporte necessária, incluindo armazenamento e recursos de rede, também reside na nuvem. Assim como no VDI local, um provedor DaaS transmite desktops virtuais em uma rede para os dispositivos de endpoint de um cliente, onde os usuários finais podem acessá-los por meio de software cliente ou navegador da web.

Como funciona o desktop como serviço?

A arquitetura DaaS é Multi-Tenant e as organizações compram o serviço por meio de um modelo de assinatura — geralmente com base no número de instâncias de desktop virtual usadas por mês.

No modelo de entrega de desktop como serviço, o provedor de computação em nuvem gerencia as responsabilidades de back-end de armazenamento de dados, backup, segurança e atualizações. Enquanto o provedor lida com todos os custos e manutenção da infraestrutura de back-end, os clientes geralmente gerenciam suas próprias imagens, aplicativos e segurança de desktop virtual, a menos que esses serviços de gerenciamento de desktop façam parte da assinatura.

Normalmente, os dados pessoais de um usuário final são copiados de e para sua área de trabalho virtual durante o logon e logoff, e o acesso à área de trabalho é independente de dispositivo, local e rede.

VDI x DaaS

O DaaS oferece todas as vantagens da infraestrutura de área de trabalho virtual, incluindo suporte a trabalhadores remotos, segurança aprimorada e facilidade de gerenciamento de área de trabalho.

Além disso, o DaaS visa fornecer benefícios de custo adicionais. A implantação de VDI internamente requer um investimento inicial significativo em computação, armazenamento e infraestrutura de rede. Esses custos diminuíram, no entanto, graças ao surgimento de sistemas de infraestrutura convergentes e hiperconvertidas criados especificamente para VDI.

Com o DaaS, por outro lado, as organizações não pagam custos iniciais. Eles pagam apenas pelos desktops virtuais que usam todos os meses. Com o tempo, no entanto, esses custos de assinatura podem aumentar e, eventualmente, ser mais altos do que as despesas de capital da implantação de VDI local.

Além disso, alguns recursos avançados de gerenciamento de desktop virtual podem não estar disponíveis para determinadas implantações de DaaS, dependendo do provedor.

Casos de uso para desktop como serviço

Há vários casos de uso em potencial para desktop como serviço. Um caso de uso comum é em organizações que se preocupam especialmente com a segurança de dados. Quando configurado corretamente, o DaaS pode mitigar muitos dos riscos de segurança associados a dispositivos físicos, como os riscos representados por mídias removíveis.

O desktop como serviço também pode ser uma boa opção para organizações que desejam garantir a continuidade dos negócios em tempos de desastre. Durante a pandemia de COVID-19, por exemplo, a maioria dos trabalhadores do conhecimento foi forçada a trabalhar em casa, onde podem ou não ter um PC.

O desktop como serviço permite que os funcionários acessem ambientes de desktop corporativos totalmente provisionados remotamente e de um dispositivo de sua escolha. Isso significa que os usuários podem continuar fazendo seus trabalhos sem impedimentos pelo fato de não poderem ir ao escritório. Este é apenas um exemplo do uso do desktop como um serviço para a continuidade dos negócios. Como os desktops virtuais são hospedados na nuvem e acessíveis de qualquer lugar, eles podem permitir que os usuários continuem trabalhando após quase qualquer desastre, desde que haja energia e conectividade com a Internet.

Vantagens e desvantagens do DaaS

A vantagem mais significativa para DaaS e tecnologias de virtualização de desktop semelhantes é que os desktops virtuais podem ser acessados de qualquer lugar. Isso significa que as organizações que assinam o DaaS podem fornecer aos funcionários remotos uma experiência de usuário que imita amplamente a dos usuários que trabalham no local.

Outro benefício potencial do DaaS é que os provedores de serviços em nuvem geralmente facilitam a expansão das implantações de desktop virtual. Como os desktops virtuais são hospedados na infraestrutura de nuvem, as organizações não precisam se preocupar em adquirir e implantar hardware físico adicional necessário ao dimensionar o VDI local.

Assim como os provedores de nuvem facilitam a expansão, eles também costumam facilitar a redução. Para algumas organizações, isso pode ajudar a reduzir os custos de licença. Por exemplo, se uma organização contratar trabalhadores sazonais durante determinadas épocas do ano, o DaaS permitiria provisionar facilmente desktops virtuais baseados em nuvem para os trabalhadores sazonais. Depois que a temporada terminar, a organização poderá facilmente desprovisionar esses desktops virtuais, eliminando os custos associados aos desktops virtuais.

Outro benefício do desktop como serviço é que ele permite que os usuários trabalhem no dispositivo de sua escolha. Um usuário pode optar por trabalhar em um PC, Mac ou dispositivo móvel, desde que tenha a resolução de tela necessária e o software cliente de área de trabalho remota. O ambiente de área de trabalho do usuário é idêntico, independentemente do tipo de dispositivo que ele está usando.

O desktop como serviço pode reduzir os custos de licença de software. Isso é especialmente verdadeiro para usuários que trabalham em vários dispositivos. Nesses casos, uma organização pode instalar um aplicativo em um único desktop virtual, consumindo assim uma única licença, em vez de instalar o aplicativo em cada um dos dispositivos do usuário, o que exigiria várias licenças.

No entanto, o desktop como serviço pode potencialmente aumentar os custos de licença do sistema operacional. Isso tende a acontecer quando os usuários acessam desktops virtuais de desktops ou laptops de propriedade da empresa. Em tal situação, o dispositivo físico de um usuário normalmente exigiria um sistema operacional e a área de trabalho virtual exigiria uma segunda licença de sistema operacional. No entanto, a maioria dos provedores de serviços em nuvem inclui o custo da licença do sistema operacional no custo da área de trabalho virtual.

A maior desvantagem do DaaS é que, como os desktops virtuais são hospedados na nuvem, eles devem ser acessados pela Internet. Se uma organização sofresse uma interrupção na Internet, isso poderia deixar os funcionários incapazes de acessar seus desktops. Da mesma forma, um usuário que está trabalhando em casa em uma conexão lenta com a Internet pode ter um desempenho ruim da área de trabalho virtual.

Microsoft

A Microsoft foi eleita líder na categoria de DaaS no IDC MarketScape 2022–2023 através do do Windows 365 que é uma solução de desktop como serviço totalmente gerenciada e automatizada incorporada à nuvem pública do Azure. Ele permite o provisionamento rápido de modelos de designs de desktop com custos regulares, estáveis ​​e projetáveis. O “Cloud PC” resultante é gerenciado por meio das soluções de segurança e gerenciamento de endpoint existentes da Microsoft ou pode ser incorporado a soluções de terceiros conforme necessário pela estratégia de computação da empresa.

A Microsoft, tanto por sua posição como desenvolvedora do Windows quanto por sua longa história no mercado, possui um amplo e profundo ecossistema de relacionamentos e tecnologias relacionadas à virtualização. Ele trabalha com players estabelecidos como Citrix e VMware, bem como com empresas iniciantes e novos fornecedores estáveis ​​para garantir a viabilidade de suas soluções em uma ampla variedade de casos de uso, incluindo virtualização de aplicativos.

Conclusão

O desktop como serviço tem sido cada vez mais utilizado pelas organizações principalmente pois tem como grande vantagem, o fato de o cliente não ter que fazer um investimento inicial, ou seja, o Capex é zero, fazendo com que o cliente fique apenas com o Opex (custo operacional). 

Neste segmento, a Microsoft é referência através do Windows 365 e está bem-posicionada para oferecer suporte a DaaS para empresas que já usam suas tecnologias de gerenciamento de endpoint, que têm usuários que usam principalmente o M365 para produtividade ou que acessam cargas de trabalho localizadas principalmente na nuvem do Azure.

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

ÚLTIMOS ARTIGOS

Quer saber ainda mais?

Entre em contato conosco!