Saiba o que é o RMM (Gerenciamento e Monitoramento Remoto)

RMM

O Remote Monitoring and Management (RMM), que em português é traduzido como “Gerenciamento e Monitoramento Remoto” é um software como serviço SAAS que tem como base ser um integrador de ferramentas.

Sua função é integrar diversos recursos distintos, permitindo que prestadores de serviço de suporte realizem o gerenciamento remoto de TI, segurança dos computadores e redes das empresas.

A principal característica desta plataforma é a junção de vários recursos para que o suporte técnico seja capaz de monitorar remotamente os computadores e as redes dos clientes que atendem.

RMM

Como funciona o RMM?

O Remote Monitoring and Management (RMM) como informado anteriormente tem como a sua maior função monitorar todos os dispositivos que estão cadastrados na sua rede interna, seja desktops, notebooks, servidores e até mesmo dispositivos móveis.

Através da monitoria dos dispositivos na rede, é possível realizar a execução de alguns recursos que listados abaixo:

Antivírus Gerenciado

Solução de antivírus que emprega uma proteção quase perfeita contra malwares, ameaças tradicionais e contra invasões mais conhecidas.

Para ameaças previamente desconhecidas, é possível utilizar um ambiente sandbox, para analisar e reconhecer as ameaças, fazendo com que seu negócio local não seja prejudicado.

Proteção Web

Através do recurso de proteção web do RMM, é possível configurar políticas de navegação, mantendo seus usuários longe de sites não relacionados ao trabalho.

Esta ação também tem como finalidade, fazer com que seus usuários não acessem páginas mal-intencionadas, controlando assim o seu acesso e prevenindo possíveis invasões.

Gerenciamento de Patches

Monitorando os seus dispositivos em sua rede, também é possível realizar o gerenciamento de patches, ou seja, realizar de forma automatizada, a instalação dos patches de atualização. Isso faz com que todos os seus dispositivos estejam sempre atualizados, minimizando a possibilidade de brechas que possam ser utilizadas para invasões e roubos de informações sigilosas.

Monitoramento dos Dispositivos

É a função mais utilizada neste software, pois é possível analisar o espaço em disco, a utilização da memória e criar alertas, para que se algo sair da sua normalidade, o técnico seja avisado sobre qual dispositivo está apresentando falhas.

Conclusão

O RMM (Remote Monitoring and Management) é um excelente sistema de monitoramento de rede, que torna possível uma visão mais ampla de todo o parque de equipamentos inventariados em sua empresa.

Através de todo o conjunto de softwares atrelados ao RMM, é possível solucionar os problemas técnicos de uma forma mais rápida e simples.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Johnny Hudaba

Johnny Hudaba

Atua na área suporte técnico a clientes, desenvolvendo atividades na área de infraestrutura, segurança, telefonia e cloud. Atua em projetos de implantação de firewalls, Office365 e telefonia VoIP, possuindo certificações nestas áreas.