File Server em Nuvem: Migre seu Servidor Local para Cloud

File Server em Nuvem

Por Victor Matsumoto

Nos últimos tempos, muitas empresas estão procurando migrar do servidor local para File Server em Nuvem, no entanto, muitos administradores de TI ainda tem dúvida sobre qual a melhor solução para efetivar esta mudança.

As empresas vêm usando servidores locais de arquivo para armazenar seus dados corporativos há muito tempo. Este cenário se tornou o habitual pelo simples fato de que os colaboradores e serviços ficavam sempre na mesma localidade na rede interna ou perímetro interno da companhia. Durante anos, esta foi a realidade de organizações para serviços básicos que permitem salvar documentos em uma área compartilhada sem precisar se preocupar com arquivos em unidades pessoais.

Esta tradição há algum tempo enfrenta alguns problemas como o desgaste natural do hardware, sistemas defasados, necessidade de administrar a aplicação de patches de segurança e favorecimento no acesso a arquivos de forma local. Ou seja, manter toda essa estrutura demanda tempo e investimento sem acabar necessariamente endereçando todas as necessidades, o que acaba abrindo a oportunidade de busca por alternativas, como a migração dos servidores para a nuvem.

Neste artigo mostraremos algumas das novas possibilidades de soluções em nuvem que substituem o File Server local e podem ser ideais para a sua empresa:

File Server em Nuvem Sharepoint

SharePoint Online

O SharePoint Online é uma ferramenta de colaboração da Microsoft e está presente em alguns pacotes do Office365. O seu objetivo é prover o compartilhamento de arquivos e informações em toda a organização.

Muitas vezes, o SharePoint é utilizado em organizações para o desenvolvimento de projetos de Intranet e portais internos, projetos que tipicamente fomentam a colaboração e a gestão de documentos para usuários autorizados.

Veja abaixo as principais características e recursos do SharePoint Online:

Mobilidade

Acessar, editar e salvar arquivos no Sharepoint a partir de um dispositivo móvel é muito mais fácil, sem a obrigatoriedade de VPN ou um computador se torna possível executar o trabalho de onde se estiver, esta experiência fica ainda melhor quando integrada ao Microsoft Teams, que permite uma interface única para interação da equipe, com chat, voz e vídeo.

Baseado na web

O compartilhamento de arquivos do SharePoint é facilitado porque todos os seus dados são armazenados na nuvem. Ao usar um armazenamento em nuvem, você pode acessar todos os seus dados desde que tenha as credenciais corretas e uma conexão de Internet estável.

Integração com o Microsoft Office

O SharePoint já está integrado aos aplicativos do Office, como Word, Excel, Power Point etc. Tudo o que você precisa fazer é adicionar ou editar os arquivos, e eles serão salvos automaticamente no site inerente.

Economia de infraestrutura e espaço de armazenamento

O SharePoint Online (junto com o Office 365) não requer custos de infraestrutura, nem precisa ser atualizado (a Microsoft cuida disso). Isso significa que você sempre tem a edição mais recente da tecnologia, mesmo sem ter que pensar sobre isso.

Controle de versão

No SharePoint, você pode recuperar versões anteriores de arquivos com o clique de um botão. Se você editar um documento acidentalmente, ou editar o arquivo errado etc. e precisar do documento anterior, você pode recuperá-lo.

Colaboração online fácil

O SharePoint é ótimo para colaborar com colegas no mesmo documento ao mesmo tempo. Ainda melhor do que isso, no SharePoint, você também pode fazer check-out de um documento para trabalhar enquanto evita que outros façam o mesmo. Isso impede que as pessoas trabalhem no mesmo documento ao mesmo tempo sem saber sobre isso e prejudicando o trabalho umas das outras.

File Server em Nuvem Azure

Microsoft Azure Files

Azure Files fornece à sua empresa compartilhamentos de arquivos baseados em nuvem totalmente gerenciável, acessíveis através do protocolo SMB padrão. Os compartilhamentos de arquivos podem ser montados rapidamente via nuvem ou utilizar ambientes locais compatíveis com sistemas operacionais Windows, MacOS e Linux. E em conjunto com a solução do Azure File Sync possibilita o armazenamento em cache de seus arquivos compartilhados nos servidores locais sincronizados com a nuvem, garantindo um acesso rápido em qualquer lugar.

O Azure Files permite otimizar e simplificar o desenvolvimento de aplicativos com os recursos da nuvem, além de fornecer à sua empresa maior nível de flexibilidade, podem se ajustar facilmente às demandas:

Altamente resiliente

Os Azure Files foi criado a partir do zero e foi projetado com disponibilidade constante. Quando se trata de substituir seus compartilhamentos de arquivos locais pelo Azure Files, você tem o bônus não ter que se preocupar com problemas de rede ou energia. Além de obter um sistema altamente resiliente que está disponível sempre que for necessário.

Gerenciamento estrutural completo

O problema com muitos compartilhamentos de arquivos locais é que eles exigem hardware e softwares para serem gerenciados. Com o Azure Files, não é necessário se preocupar em substituir peças com defeito ou ter que lidar com atualizações críticas de segurança do sistema operacional do servidor. Em vez disso, tenha um sistema totalmente gerenciado pela Microsoft que cuida de todas as manutenções para a sua empresa.

Recursos de script e ferramentas

Quando se trata do Azure Files, pode utilizar os cmdlets do PowerShell, bem como a CLI do Azure com aplicativos do Azure para criar, gerenciar e montar seus compartilhamentos de Azure Files. Você pode fazer uso do portal do Azure e o Azure Storage Explorer para gerenciar e criar seus compartilhamentos de Azure Files sempre que necessário.

Facilidade no desenvolvimento

Todos os aplicativos em execução no Azure podem acessar instantaneamente todos os dados de que precisam no compartilhamento usando APIs de E / S do sistema de arquivos. Isso torna fácil para os desenvolvedores utilizarem seu código e suas habilidades para migrar com êxito os aplicativos existentes. Além das APIs do System IO, também é possível usar as Bibliotecas do Cliente de Armazenamento do Azure, bem como a API REST de Armazenamento do Azure.

Permissões e controle de acesso a pastas e arquivos

O Azure File agora oferece suporte à autenticação dos Serviços de Domínio Active Directory do Azure (Azure AD DS). Agora podemos criar listas de controle de acesso (ACLs) NTFS para compartilhamentos de Azure Files para controlar as permissões de acesso em um nível granular.

Conclusão

Em algumas situações, o SharePoint Online é uma ferramenta de gerenciamento de documentos melhor em comparação com o Azure Files, em outras a necessidade de manter a experiência de uso como está com ganhos de gestão e economia de hardware pode lhe “empurrar” para o Azure Files. 

Ambas as soluções contribuem com muitas funcionalidades, que tratam novas necessidades de negócio como por exemplo o trabalho remoto. Minha sugestão é que sejam feitos estudos específicos, e que entre em contato com uma consultoria qualificada para comparar os cenários e mostrar quais são as vantagens e desvantagens de cada tecnologia. Caso precise, conte com a Wtsnet para ajudá-lo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

ÚLTIMOS ARTIGOS