Microsoft SharePoint: Colabore com sua equipe em nuvem

Microsoft Sharepoint

A cada dia que passa, as empresas precisam evoluir e acompanhar as novas tendências do mercado para se manterem competitivas e entregarem soluções de alta qualidade para seus clientes. Hoje fala-se muito em “nuvem”, que na verdade, já deixou de ser uma tendência para se tornar algo indispensável na rotina corporativa.

A nuvem proporcionou diversas transformações no mundo empresarial, trazendo ferramentas que facilitam o dia a dia empresarial e hoje falaremos de uma delas, o Sharepoint, plataforma completa da Microsoft que permite o compartilhamento e gerenciamento de arquivos e conteúdos entre equipes de maneira bem simples.

sharepoint

Principais benefícios do Sharepoint

Trabalho em equipe

O Sharepoint permite a colaboração em equipe de forma online, ou seja, uma equipe dentro de uma organização pode editar um mesmo arquivo com várias pessoas ao mesmo tempo.

É possível criar diversas equipes dentro da organização e cada uma ter acesso apenas à aquilo que lhe pertence, com total segurança.

Criação de Sites

Outra opção interessante, é a criação de sites para a colaboração do time. Cada site pode ter diferentes bibliotecas contendo arquivos a serem compartilhados, informações da empresa, notificações, lembretes, etc.

Pesquisa mais rápida

No Sharepoint é possível buscar arquivos, pessoas e conversas muito mais rápido e em único lugar.

Manter arquivos seguros

Há a possibilidade de manter versões de arquivos que permite recuperar arquivos perdidos ou restaurar versões por conta de alterações indevidas. Essa função é conhecida como “Histórico de versão”.

Facilidade e segurança

Para utilizar o Sharepoint é apenas necessário estar conectado na internet e ter um browser para acessar todo o conteúdo da empresa de qualquer lugar do mundo, tudo isso com muita segurança.

Mobilidade

É possível acessar a ferramenta de qualquer dispositivo:

  • Celular
  • Tablet
  • Notebook
  • Computador

Ferramentas auxiliares

Além do Sharepoint, é possível utilizar ferramentas como o Teams e o OneDrive, onde é possível a sincronização dos arquivos em nuvem utilizando o próprio sharepoint como repositório, integrando e facilitando o dia a dia de cada colaborador. Outra ferramenta importante é o Yammer, rede social corporativa que pode ser usada para comunicação privada dentro das organizações.

Conclusão

O Sharepoint pode ser útil para muitas empresas, sendo utilizado como um portal de intranet, que facilita a colaboração em equipe dentro e fora da organização, permitindo o compartilhamento de arquivos e sites entre os colaboradores.

Achou interessante para a sua empresa? Entre em contato com a Wtsnet e saiba mais sobre o Sharepoint e outras ferramentas disponíveis no Microsoft Office 365.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Cristiano Ribeiro

Cristiano Ribeiro

Profissional graduado em ciências da computação, com experiência de mais de 16 anos em suporte à TI infraestrutura e segurança seguindo as práticas do ITIL. Possui diversas certificações, dentre elas em produtos Cyberoam, Sophos, Kaspersky, Microsoft Office 365, Windows Server e SAM. Atualmente também está envolvido no desenvolvimento de soluções contidas nos serviços gerenciados de segurança na Wtsnet.