Saiba o que é o serviço de contêineres do Azure

Azure Containers

Com os contêineres, o Azure está transformando a maneira como os aplicativos são desenvolvidos, implantados e gerenciados em vários ambientes. Eles oferecem uma maneira consistente de enviar qualquer aplicativo e permitem a portabilidade entre plataformas e entre nuvens.  

A execução de contêineres no ambiente do Azure traz vários benefícios, como implantação fácil, gerenciamento e não se limita apenas às máquinas virtuais. A grande velocidade com que o Microsoft Azure está adotando os contêineres é evidente com o lançamento de seu novo serviço, chamado “Instâncias de Contêiner do Azure”. Além disso, oferece uma infinidade de serviços como o Serviço de Contêiner do Azure, Registro de Contêiner, Web App para Contêineres e Service Fabric; que podem ajudá-lo a implantar e executar facilmente aplicativos da Web em contêineres. 

Embora os contêineres do Docker sejam executados principalmente em ambientes baseados em Linux, agora também podem ser executados no Windows. A Microsoft adotou recursos de contêiner, permitindo que o Windows Server 2016 e o Windows 10 executem contêineres do Windows. O contêiner do Docker para Windows pode ser gerenciado a partir de qualquer cliente do Docker ou também do PowerShell da Microsoft. 

A Microsoft fez um grande esforço nos últimos anos para oferecer recursos de primeira classe para monitorar, gerenciar e proteger seus contêineres no Azure. Ele fornece o Azure Container Registry, um registro privado do Docker, para gerenciar com eficiência suas imagens de contêiner com ferramentas conhecidas da interface de linha de comando do Docker. Oferece recursos de segurança completos, como proteção em tempo de execução, verificação de vulnerabilidades e conformidade. As empresas também podem integrar o diretório ativo do Azure para habilitar os recursos de logon único no aplicativo. Com ferramentas como o Log Analytics e o Application Insights, os especialistas em desenvolvimento do Azure podem obter uma visibilidade de 360 graus do ambiente de contêiner, como memória, armazenamento, CPU centralizada, informações de desempenho e rede. 

Se você estiver mudando de uma arquitetura monolítica para uma arquitetura de micros serviços ou tentando migrar do ASP.net MVC para o núcleo do ASP.net, o ambiente baseado em contêineres é o mais adequado. Com o Serviço de Contêiner do Azure, você pode gerenciar contêineres sem nenhum conhecimento especial. Ele usa os gerenciadores Kubernetes, Docker Swarm, permitindo executar e dimensionar aplicativos com facilidade, sem muita sobrecarga de gerenciamento de cluster. 

Azure Containers

O Contêiner do Azure é semelhante às VMs em execução no Azure?

Máquinas virtuais e contêineres, ambos são baseados na tecnologia de virtualização, mas têm objetivos de design diferentes que ajudam a implantar vários serviços inacessíveis em uma única plataforma. No caso de uma VM, o pacote inclui um sistema operacional inteiro, bem como o aplicativo que pode ser distribuído. Um servidor físico executando três máquinas virtuais conteria um hyper-v e três sistemas operacionais separados sendo executados sobre ele. 

Por outro lado, os contêineres abstraem aplicativos do SO e um servidor executando vários aplicativos em contêineres, podem compartilhar o sistema operacional entre os outros contêineres. Embora cada contêiner tenha sua base para gravação, as partes compartilhadas do sistema operacional são somente leitura. Além disso, os contêineres são muito mais leves e usam menos recursos que as máquinas virtuais. 

Poderosas ferramentas do Visual Studio integrados com Docker para desenvolver, implantar e depurar rapidamente aplicativos em contêiner. Você pode desenvolver facilmente aplicativos .NET Core para aplicativos Linux ou .NET para Windows. Com o Visual Studio, os desenvolvedores podem integrar facilmente contêineres aos fluxos de trabalho atuais do DevOps e iterar ou depurar aplicativos baseados em vários contêineres rapidamente. 

Quais são os principais benefícios do Contêineres no Azure?

Compatibilidade: É possível enviar imagens do Docker facilmente para um registro autenticado do Azure, que também podem ser compartilhadas como imagens de contêineres pré-construídas no futuro. 

Flexibilidade de implantação: Gerencie e aumente e reduza seus contêineres usando serviços de computação do Azure, como App Service, Serviço de Contêiner do Azure (AKS) e Service Fabric. 

Integridade com outras plataformas: Pode-se implantar facilmente aplicativos em contêiner no Azure usando ferramentas de terceiros, como OpenShift, Docker Enterprise Edition e Pivotal Cloud Foundry.

Suporte à plataforma híbrida: você pode implantar seu aplicativo em contêiner em seu próprio datacenter, pilha do Azure ou Azure e obter uma abordagem unificada para criar aplicativos que podem ser executados no local ou na nuvem. 

Conclusão

A virtualização baseada em contêiner é uma tecnologia amplamente popular usada por empresas disruptivas que está sendo adotada em ritmo acelerado por pequenas, médias empresas e grandes empresas. 

Esta também é uma solução muito melhor para o estilo de micros serviços, onde os recursos do aplicativo são divididos em pequenos serviços distintos e bem definidos. Contêineres e VMs não estão excluindo um ao outro, eles podem ser vistos como soluções complementares.  

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Picture of Victor Matsumoto

Victor Matsumoto

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalha na área Suporte técnico a clientes. Desenvolvendo atividades na área de Infraestrutura, Segurança e Cloud. Atua em projetos de implantação de Firewalls, Endpoint protection e em regularizações de licenciamento Microsoft, possuindo certificações nestas áreas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS