Windows Server 2016: Gerenciamento centralizado de sua empresa

O sistema operacional Microsoft Windows Server 2016 é o mais recente sistema de servidor corporativo projetado para compartilhar serviços com vários usuários e fornecer amplo controle administrativo de armazenamento de dados, aplicativos e redes corporativas centralizadas, sempre tendo a segurança com prioridade.

RMM

Utilidades do Windows Server em ambientes empresariais

O Windows Server pode ser usado para distribuir diversos serviços e recursos em nossa rede para facilitar o controle e gerenciamento de todas as funções em apenas um local de serviço. Os recursos mais utilizados atualmente são:

AD (Active Directory):

O AD (Active Directory) contém todas as informações de diretório, como informações sobre usuários, computadores, grupos, outros objetos e os objetos aos quais os usuários podem acessar e ter controle, assim como componentes de rede. Ele permite um gerenciamento de acesso total e controlado para facilitar a TI a manter a segurança em seu domínio.

Serviço DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol):

O Serviço DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é utilizado para centralizar a entrega de configurações de rede automática, dinâmica e manual facilitando o reconhecimento e a distribuição de recursos de rede para todas as máquinas ou objetos de rede conectados ao seu servidor.

Serviço DNS (Domain Name System):

O serviço DNS (Domain Name System) é responsável por resolver nome em IP (Internet Protocol) e IP em nome para encaminhar o usuário ao seu destino não importando como ele pesquisou. Outra função deste serviço é agilizar a navegação do usuário para recursos específicos por conta do Cache DNS que tem o papel de armazenar as últimas consultas e pesquisas que sempre são renovadas.

Servidor de Arquivos (File Server):

O Servidor de Arquivos (File Server) é um serviço que é distribuído em rede para armazenamento centralizado e seguro para todos os arquivos de sua empresa, possibilitando à TI gerenciar o que pode ou não ser salvo na rede juntamente com o quanto cada usuário poderá salvar e armazenar.

Conclusão

Essas funcionalidades são algumas de muitas outras que estão disponíveis no Windows Server 2016 para auxiliar o departamento de TI a executar todas as ações do dia a dia de forma centralizada, segura e acima de tudo com grande facilidade. Em um próximo artigo falaremos de recursos avançados de gerenciamento de rede através do Windows Server 2016.

Achou interessante? Entre em contato com a Wtsnet e saiba mais sobre o Windows Server 2016 e outras ferramentas disponíveis que podem melhorar a produtividade e garantir a proteção da sua empresa!

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Picture of Gabriel Reche

Gabriel Reche

Atua na área de suporte técnico a clientes, desenvolvendo atividades na área de infraestrutura, segurança, firewalls, antivírus, ambientes em cloud, backups em cloud, servidores Windows em ambientes empresariais, possuindo certificações nestas áreas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS