VoIP x Telefonia IP: Conheça as diferenças!

VoIP x Telefonia IP

Você com certeza já ouviu falar sobre VoIP e Telefonia IP, mas é bem possível que você considere que se trata da mesma coisa, afinal, muitas das vezes, esses termos são utilizados para referir-se à ambos como se fossem o mesmo, no entanto, existem diferenças entre os dois.

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia, muitas empresas têm buscado soluções baseadas em IP – Internet Protocol (Protocolo de Internet) para reduzir custos e aumentar a produtividade operacional, por isso, neste artigo explicaremos do que se trata cada um dos termos e como essas soluções estão cada vez mais sendo usadas no dia a dia das corporações.

VoIP x Telefonia IP

Telefonia VoIP

VoIP é um acrônimo de “Voice Over IP”, que em português pode ser traduzido como “Voz sobre IP”. Esta tecnologia usa o ATA (adaptador de telefone analógico) que transforma o sinal analógico em sinal digital, permitindo que a transmissão seja feita pela internet.  

Utilizando de um link de dados, o usuário ou a empresa pode efetuar ligações ou recebe-las através de um computador ou notebook e a maior vantagem da tecnologia VoIP, é que há fornecedores que disponibilizam a mesma tecnologia para dispositivos móveis, onde é preciso instalar o software no aparelho, podendo efetuar ligações ou receber através do pacote de dados 3G/4G ou até mesmo Wi-Fi.  

Telefonia IP

A Telefonia IP por sua vez, é um termo mais amplo que envolve equipamentos próprios e tecnologias de redes que utilizam o IP para se conectar diretamente às redes, permitindo a transferência não só de voz mas também de dados, desta forma, os telefones passam a oferecer acesso à internet, e-mail, imagem, vídeo, entre outros.  

Hoje em dia, muitas empresas estão utilizando sistemas de telefonia IP, muitas vezes chamado de PABX IP, e que utilizam o protocolo da Internet para substituir os sistemas telefônicos tradicionais nos escritórios, que baixam custos e aumentam a produtividade da equipe de trabalho, proporcionando não só ligações, mas também videoconferências e funções avançadas como chats de atendimentos aos clientes.  

VoIP ou Telefonia IP (PABX IP)?

Tanto o VoIP, quanto a Telefonia IP, podem ser opções interessantes para uma organização. Enquanto o primeiro proporciona uma redução nos custos com suas ligações, além de ser uma ótima solução para usuários que procuram alternativas para realizar chamadas para qualquer lugar do mundo, o segundo, o PABX IP, já é uma solução corporativa que atende a rede completa de telefonia, atendendo toda a infraestrutura tecnológica da empresa.  

3CX PABX IP

Wtsnet tem parceria com a 3CX, um sistema de telefonia IP de padrões abertos que elimina a necessidade do hardware tradicional de PBX, já que é baseado em software e proporciona comunicações unificadas completas de maneira muito fácil e com gerenciamento simples e instalação e manutenção descomplicadas, podendo ser feitos desde um aparelho, em seus próprios servidores ou em sua conta na nuvem.  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Johnny Hudaba

Johnny Hudaba

Atua na área suporte técnico a clientes, desenvolvendo atividades na área de infraestrutura, segurança, telefonia e cloud. Atua em projetos de implantação de firewalls, Office365 e telefonia VoIP, possuindo certificações nestas áreas.