Coloque a transformação digital em prática na sua empresa

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Atualmente, muito tem se falado sobre a transformação digital, no entanto, a verdade é que muitas pessoas ainda não entendem o que significa essa nova realidade que chegou para revolucionar não só a estrutura das empresas, mas sim toda a sociedade. 

Com esse novo cenário, a tecnologia tem um papel estratégico, já que é através dela que acontece a disrupção digital, que modifica os hábitos e cria novos modelos de negócios, obrigando as companhias a uma mudança de mindset, buscando inovação, seja para melhorarem seus desempenhos, se manterem competitivas e consequentemente melhorarem seus resultados. 

A transformação digital já começou e as mudanças são contínuas e cada vez mais rápidas. É só olhar para o lado e perceber como nossa vida mudou nos últimos anos por conta da tecnologia. Tudo está mais dinâmico e com acesso facilitado, o volume de informações que recebemos a todo momento não para de aumentar, sem falar no grau de exigência das pessoas que é cada vez maior.  

Essa mudança comportamental dos consumidores exige que as empresas estejam cada vez mais preparadas para estes desafios, seja para suprir as demandas e exigências do mercado, seja para estarem em linha com seus processos de maneira cada vez mais otimizada, diminuindo custos e melhorando o atendimento aos clientes, e mantendo-se desta forma sempre competitivas. 

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Mas como iniciar a transformação digital em uma empresa?

Existem alguns passos para que a transformação digital comece a ser implementada dentro de uma empresa, que passam por entender o cenário da empresa, mudança culturais, escolha da tecnologia e capacitação contínua dos colaboradores. Confira abaixo. 

1- Entendimento do cenário da empresa

O primeiro passo essencial para a transformação digital, é entender o atual momento da companhia e quais mudanças estão sendo exigidas pelo mercado. “Quais demandas não estão sendo atendidas? Como esta remodelação digital vai contribuir para os objetivos?” Por mais que a tecnologia seja imprescindível para a transformação digital, ela será apenas uma ferramenta para que o objetivo maior seja alcançado.

2 - Orçamento e escolha da tecnologia

Uma das prioridades é entender o orçamento disponível para implementar o processo de transformação digital, que além do preço da tecnologia, deve prever o treinamento de funcionários e custos de suporte.

Tenha certeza de que os softwares escolhidos ofereçam os recursos necessários para as necessidades do projeto, que sejam escaláveis, caso você tenha plano de crescimento e estabeleça uma relação de confiança com seu fornecedor para que ele ofereça todo o apoio no processo de implementação.

3 - Capacitação da equipe

Provavelmente a mesma equipe que conduz a operação da sua empresa atualmente, não estará preparada para este novo cenário, portanto este é um dos principais desafios, deste modo, é totalmente necessário que além de investimento em sua infraestrutura, seja feito também um investimento na capacitação da equipe, com treinamento e capacitação constantes.  

4- Mudança de cultura

A transformação digital exige grandes mudanças culturais na empresa. Um passo importante é entender que para ela acontecer, a mudança na empresa tem que ser estrutural, logo é preciso que a mentalidade das pessoas que tomam decisões esteja alinhada com as mudanças operacionais.  

Neste processo, é necessário que haja uma comunicação aberta entre as áreas, já que o feedback de gerentes e funcionários é essencial para o sucesso do projeto e na otimização ddas atividades.

5 - Treinamento e atualização contínua

A transformação digital é um processo contínuo, devido às atualizações frequentes das tecnologias, por isso é fundamental que haja treinamento frequente em busca do aprimoramento dos colaboradores. 

A hora de começar é agora!

A transformação digital é um processo contínuo que deve ser entendido e incorporado o quanto antes pelas empresas, afinal, ela já está em curso e se modifica permanentemente. Ficar apenas observando ou esperando para faze-la acontecer pode fazer com que o espaço no mercado diminua, até que acabe sendo tarde demais. Portanto é mais do que necessário essa quebra de paradigma na cultura empresarial, tendo sempre como foco a inovação e a experiência dos clientes. 

Em um próximo texto, aprofundaremos o tema mostrando como a tecnologia pode de forma prática fazer com que as empresas mergulhem de cabeça nesta revolução. Até a próxima! 

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Marcio Dearo

Marcio Dearo

Responsável pela arquitetura de soluções e pela gestão dos serviços providos pela Wtsnet, com 35 anos, tem passagem por empresas como Microsoft, Dell, Brasoftware e Consultorias de Tecnologia e Segurança, tendo gerido e implementado projetos em grandes empresas. Detém certificações técnicas e gerenciais, e atualmente trabalha no design de soluções na área de Cloud, Devops e Segurança, utilizando metodologia Ágil. Também entusiasta de Astronomia, Filosofia e Artes, desenvolve cada uma dessas áreas como seus hobbies.