Atualmente, muito tem se falado sobre a transformação digital, no entanto, a verdade é que muitas pessoas ainda não entendem o que significa essa nova realidade que chegou para revolucionar não só a estrutura das empresas, mas sim toda a sociedade.
Com esse novo cenário, a tecnologia tem um papel estratégico, já que é através dela que acontece a disrupção digital, que modifica os hábitos e cria novos modelos de negócios, obrigando as companhias a uma mudança de mindset, buscando inovação, seja para melhorarem seus desempenhos, se manterem competitivas e consequentemente melhorarem seus resultados.
A transformação digital já começou e as mudanças são contínuas e cada vez mais rápidas. É só olhar para o lado e perceber como nossa vida mudou nos últimos anos por conta da tecnologia. Tudo está mais dinâmico e com acesso facilitado, o volume de informações que recebemos a todo momento não para de aumentar, sem falar no grau de exigência das pessoas que é cada vez maior.
Essa mudança comportamental dos consumidores exige que as empresas estejam cada vez mais preparadas para estes desafios, seja para suprir as demandas e exigências do mercado, seja para estarem em linha com seus processos de maneira cada vez mais otimizada, diminuindo custos e melhorando o atendimento aos clientes, e mantendo-se desta forma sempre competitivas.
Existem alguns passos para que a transformação digital comece a ser implementada dentro de uma empresa, que passam por entender o cenário da empresa, mudança culturais, escolha da tecnologia e capacitação contínua dos colaboradores. Confira abaixo.
O primeiro passo essencial para a transformação digital, é entender o atual momento da companhia e quais mudanças estão sendo exigidas pelo mercado. “Quais demandas não estão sendo atendidas? Como esta remodelação digital vai contribuir para os objetivos?” Por mais que a tecnologia seja imprescindível para a transformação digital, ela será apenas uma ferramenta para que o objetivo maior seja alcançado.
Uma das prioridades é entender o orçamento disponível para implementar o processo de transformação digital, que além do preço da tecnologia, deve prever o treinamento de funcionários e custos de suporte.
Tenha certeza de que os softwares escolhidos ofereçam os recursos necessários para as necessidades do projeto, que sejam escaláveis, caso você tenha plano de crescimento e estabeleça uma relação de confiança com seu fornecedor para que ele ofereça todo o apoio no processo de implementação.
Provavelmente a mesma equipe que conduz a operação da sua empresa atualmente, não estará preparada para este novo cenário, portanto este é um dos principais desafios, deste modo, é totalmente necessário que além de investimento em sua infraestrutura, seja feito também um investimento na capacitação da equipe, com treinamento e capacitação constantes.
A transformação digital exige grandes mudanças culturais na empresa. Um passo importante é entender que para ela acontecer, a mudança na empresa tem que ser estrutural, logo é preciso que a mentalidade das pessoas que tomam decisões esteja alinhada com as mudanças operacionais.
Neste processo, é necessário que haja uma comunicação aberta entre as áreas, já que o feedback de gerentes e funcionários é essencial para o sucesso do projeto e na otimização das atividades.
A transformação digital é um processo contínuo, devido às atualizações frequentes das tecnologias, por isso é fundamental que haja treinamento frequente em busca do aprimoramento dos colaboradores.
A transformação digital é um processo contínuo que deve ser entendido e incorporado o quanto antes pelas empresas, afinal, ela já está em curso e se modifica permanentemente. Ficar apenas observando ou esperando para faze-la acontecer pode fazer com que o espaço no mercado diminua, até que acabe sendo tarde demais. Portanto é mais do que necessário essa quebra de paradigma na cultura empresarial, tendo sempre como foco a inovação e a experiência dos clientes.
Em um próximo texto, aprofundaremos o tema mostrando como a tecnologia pode de forma prática fazer com que as empresas mergulhem de cabeça nesta revolução. Até a próxima!
Responsável pela arquitetura de soluções e pela gestão dos serviços providos pela Wtsnet, com 35 anos, tem passagem por empresas como Microsoft, Dell, Brasoftware e Consultorias de Tecnologia e Segurança, tendo gerido e implementado projetos em grandes empresas. Detém certificações técnicas e gerenciais, e atualmente trabalha no design de soluções na área de Cloud, Devops e Segurança, utilizando metodologia Ágil. Também entusiasta de Astronomia, Filosofia e Artes, desenvolve cada uma dessas áreas como seus hobbies.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.