MDM: Mobile Device Management – Gerenciamento de Dispositivos Móveis

MDM-Mobile-Device-Management

Hoje em dia, os administradores de TI precisam manter o controle de uma quantidade cada vez maior de dispositivos móveis que habitam suas redes. No entanto, existem ferramentas que podem ajuda-los a saber quais recursos os aparelhos de seus funcionários estão acessando, bem como localizar, bloquear e potencialmente limpar dispositivos perdidos pelos usuários. Essa prática é conhecida por MDM (Mobile Device Management), ou de forma traduzida, Gerenciamento de Dispositivos Móveis.

Nos últimos anos, o número de violações de segurança de dados cresceu muito e grande parte desses desastres foram originados pela perda ou violação de segurança através destes dispositivos. Portanto, é primordial que os CIOs encontrem soluções para gerenciar esses recursos com mais segurança.

 

MDM-Mobile-Device-Management-BYOD
O BYOD, onde os colaboradores usam seus próprios dispositivos pessoais no trabalho, deve ter atenção especial da TI no que tange a segurança. (Imagem: Pexels)

Cada vez mais crescente, o BYOD (Bring Your Own Device) oferece maior flexibilidade, proporcionando aos colaboradores a liberdade de usar seus próprios aparelhos e trabalharem de diferentes locais, mas este movimento representa um vetor de ataque significativo para a segurança corporativa. Desta forma, os gerentes de TI devem encontrar maneiras de facilitar o uso de dispositivos pessoais, além de manter o trabalho e os dados pessoais separados e seguros. 

Fabricantes como a Citrix, IBM, Microsoft e VMware tem melhorado muito suas ofertas de produtos MDM para seus clientes. Na maioria dos casos, eles se baseiam na demanda do cliente e na necessidade de gerenciar uma ampla gama de dispositivos e aplicativos.  

Tomando a Microsoft como exemplo, podemos citar o Microsoft  Intune, produto que recebeu um grande investimento nos últimos anos e agora pode ser considerado um dos melhores produtos do mercado voltado ao gerenciamento de dispositivos móveis. 

Uma das chaves, quando se fala em MDM, é o gerenciamento de identidade que se torna fundamental para proteger os ativos corporativos, sejam eles físicos ou digitais. O Microsoft Enterprise Mobility + Security (EMS) Suite inclui a funcionalidade básica do MDM, mais o produto de identidade do Azure Active Directory (AD). É essencial que todos os produtos MDM forneçam integração com o serviço AD local da Microsoft para autenticar os usuários corporativos. 

Outra tendência que continuou a ganhar impulso é o uso de dispositivos pessoais para acessar e-mails corporativos e conteúdo. Todos os fornecedores tem algum nível de monitoramento para dispositivos que são simplesmente inscritos e não gerenciados. No entanto, é comum tratar dispositivos de propriedade corporativa de forma diferente, até o nível de fornecer um número mínimo de aplicativos e restringir ou desabilitar a capacidade de instalar novos aplicativos.

Conclusão

Investir na segurança e proteção de dados na empresa deve ser prioridade máxima em qualquer equipe corporativa de TI, já que muitas vezes o perigo pode estar mais próximo do que parece. 

O uso de ferramentas que gerenciam permissões de dispositivos móveis são cada vez mais necessárias e garantem um maior controle do ambiente para que não sejam criadas brechas que possam ser exploradas por invasores. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
João Gabriel Dearo

João Gabriel Dearo

Empresário, fundador da Wtsnet, graduado em eletrônica digital pela Universidade Mackenzie, iniciou como consultor de tecnologia há mais de 30 anos, tendo vivido e colaborado com a digitalização de pequenas e médias empresas durante todo esse período. Sua história aconteceu justamente com a chegada e consolidação no Brasil de empresas como Itautec, Microsoft, HP e Cisco, às quais sempre trabalhou em parceria. Atualmente administra a empresa e fomenta a adoção de tecnologias de Segurança, Cloud e serviços gerenciados em clientes. Entusiasta e geek assumido, é fã de novas tecnologias.