Microsoft Productivity Score: o que é e como pode auxiliar a sua organização

Microsoft Productivity Score

Por Johnny Hudaba

Nos últimos anos temos notado que a forma como as pessoas têm trabalhado está se transformando. Como a produtividade e a tecnologia estão associadas, o caminho natural é começar a usar indicadores de produtividade para se auto gerenciar e gerenciar sua equipe. Sob este pretexto surge o Microsoft Productivity Score.

O Productivity Score oferece insights que transformam a forma como o trabalho é feito, fornecendo visibilidade sobre como sua organização funciona, insights que identificam onde podemos melhorar a experiência do usuário para que elas possam alcançar os seus objetivos e ações.

Visão da produtividade da sua organização

Uma das maneiras mais perceptíveis que ajudamos aos administradores do Microsoft 365 é a visibilidade de como você está transformando a maneira como o trabalho é feito através da sua pontuação. Existem duas categorias das quais sua pontuação é construída, sendo que a primeira é a experiencia do colaborador e a experencia tecnológica. Ambas as categorias incluem referencias que auxiliam os administradores a comparar a sua organização com as demais semelhantes à sua.

A experiencia dos usuários mostra como o Microsoft 365 está ajudando a criar uma força de trabalho produtiva e engajada, quantificando como os usuários colaboram com o conteúdo, trabalham em qualquer lugar, compreendendo formas de comunicação e desenvolvendo novas culturas de reunião.

Já a experiencia tecnológica, auxilia otimizando o seu dispositivo, remediando proativamente problemas comuns da equipe de suporte técnico, melhorando o tempo de inicialização do seu dispositivo e garantindo que os dispositivos através da sua rede funcionem corretamente.

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Insights que identificam como a experiência pode ser melhorada

Através da experiencia do usuário, existem 3 tipos diferentes de Insights: 

  1. O primeiro é o insight principal, que através da página principal e no topo da página de detalhes demonstra informações a respeito da área pesquisada. O que está sendo medido neste Insight é o que irá impactar diretamente a sua pontuação.
  2. Também é fornecido um insight acadêmico para ajudá-los a compreender a correlação do que está sendo medido com a sua produtividade. Esta informação estará ao lado direto da tela principal informada anteriormente.
  3. Agora o último insight, é destinado à equipe de suporte, já que demonstra detalhes pertinentes das ações que devem ser tomadas quanto à área pesquisada.
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Dentro desta experiencia tecnológica há insights para cada área que esteja tentando otimizar, por exemplo, pode ser um hardware legado, políticas mal ajustadas ou a presença de agentes para aplicações de terceiros, que podem impactar no desempenho da inicialização do dispositivo.

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Quais ações que a sua organização pode tomar para melhorar o desempenho dos funcionários?

Para melhorar o desempenho dos funcionários durante a execução dos seus trabalhos, existem algumas ações que podem ser tomadas, assim aumentando a conscientização sobre um recurso ou solução, planejando o treinamento para auxiliar os usuários a utilizaram um novo recurso, ativando recursos ou serviços, caso não estiverem funcionando corretamente, ou atualizar suas configurações permitindo melhor uso desta solução.

Para ver quais ações deseja na experiencia do usuário, é possível clicar no botão de ações de exibição no insight principal ou no link na parte inferior através da visão do suporte técnico. Fazendo isso, um painel de ações recomendadas irá surgir com opções que os administradores podem considerar, por exemplo, fornecer um treinamento ao usuário sobre como criar links para documentos ao invés de enviar e-mails com anexos ou também uma documentação para a equipe de suporte técnico compreender como configurar corretamente o compartilhamento externo.

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Dentro da experiência tecnológica, são fornecidas ações recomendadas, como políticas de ajuste, remoção de agentes problemáticos ou atualização de hardware para melhorar o desempenho da inicialização. Além disso, para reduzir os tickets de suporte, são fornecidas “remediações proativas” pré-configuradas para corrigir problemas em dispositivos antes que as pessoas saibam que há um problema.

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Como o Microsoft Productivity Score pode facilitar a integração da equipe?

Conforme citado anteriormente, mencionamos que o Microsoft Productivity Score pode auxiliar na produtividade dos usuários.
O grande objetivo é ajudar na melhoria da rede corporativa, para uma melhor experiência através do Microsoft 365, pois através da categoria Network Connectivity, é possível ter uma visão sobre os principais fatores que afetam a rede, demonstrando sugestões de como resolver as áreas mais problemáticas. Além disso, é fornecida uma visão de comparação em relação à outras empresas semelhantes.

Estes insights permitem identificar e remediar mais facilmente problemas de rede para que você possa gastar mais tempo em trabalhos de alto nível e menos tempo solucionando problemas dos usuários com lentidão na máquina ou no acesso à arquivos.

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Uma experiência de colaboração de conteúdo de alta qualidade depende do desempenho da rede – é por isso que também é mostrado uma avaliação da conectividade SharePoint e OneDrive na página da categoria Colaboração de Conteúdo. Acessar documentos no SharePoint e no OneDrive requer largura de banda, que medimos como velocidade de conectividade à máquina do usuário.

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Embora a conectividade seja algo importante, também é preciso um dispositivo para acessar, usar e editar os dados, pois todos nós já passamos pela mesma situação, onde precisávamos entrar em uma reunião online e o nosso dispositivo apresentar lentidão ao iniciar ou com atualizações do Windows Update.

Os problemas de desempenho do dispositivo e configurações do Endpoint estão entre os desafios mais frustrantes e de eliminação de produtividade enfrentados pelos usuários finais ou do TI.

Agora demonstraremos como o Endpoint Analytics pode ajudar as equipes de TI, através de informações geradas pelo insight a respeito do desempenho dos seus dispositivos, auxiliando na produtividade, sem demora na inicialização do computador ou acesso de login.

A pontuação deste Insight é de 0 a 100, sendo 0 considerado como ruim e 100 como excepcional, como podemos ver no exemplo abaixo.

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Estas pontuações são médias ponderadas que são calculadas da seguinte forma:

  • Pontuação de inicialização: Com base no tempo de ligar o dispositivo. É analisado o último horário de inicialização de cada dispositivo, excluindo a fase de atualização, e depois marcamos de 0 (ruim) a 100 (excepcional). Estas pontuações são médias para fornecer uma pontuação geral de inicialização;
  • Pontuação de login: Com base no tempo de quando as credenciais do usuário são inseridas até o momento em que este mesmo usuário possa acessar a área de trabalho. É analisado o último horário de login para cada dispositivo, excluindo os primeiros acessos ou logins imediatos após uma atualização do Windows Update, para só depois ser marcado como 0 (ruim) ou 100 (excepcional). Estas pontuações são médias para fornecer uma pontuação geral de inicialização.

Por este motivo a categoria Endpoint Analytics agora está integrada ao Microsoft Productivity Score, fornecendo Insights para ajudá-lo a entender e otimizar o processo de inicialização e login dos dispositivos, para que os usuários não se atrasem para a reunião online ou para exercer as suas funções.

Ajudando proativamente a equipe de TI, remediando problemas futuros e bem comuns de suporte antes que os usuários façam a abertura do chamado, ajudando a reduzir o número de tickets abertos.

O Endpoint Analytics também permite com que a equipe técnica acompanhe o processo de permissão com que os dispositivos obtenham dados de configuração corporativa através da nuvem, facilitando o trabalho Home Office.

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Embora a visibilidade e os insights sejam a base para ajudá-lo a se concentrar em áreas onde há mais impactos, através do Endpoint Analytics é possível ter a visão de ações recomendadas e remediações automatizadas traduzindo os Insights em ações para ajuda-los a executar maiores melhorias para a falha de produtividade e reduzindo assim os custos da área técnica.

Guia de Relatórios

Através do Endpoint Analytics no Microsoft Productivity Score, há a guia de relatórios que fornecem suporte e auxílio para os Insights, demonstrando:

  • Desempenho do modelo: Fornece insights sobre o desempenho de inicialização e login, através do modelo do dispositivo, o que pode auxiliá-lo a identificar os problemas de desempenho, isolando-os por modelos específicos. Demonstrando informações valiosas como parte do gerenciamento do seu ciclo de vida do hardware, no qual não apenas a depreciação econômica, mas também indicadores de desempenho podem desempenhar um papel fundamento na área de TI.
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  • Desempenho do dispositivo: Fornecendo métricas de inicialização e login para todos os seus dispositivos. Podendo classificar por uma métrica específica (por exemplo, tempo de login de um grupo específico) para ver quais dispositivos possuem as piores pontuações para esta métrica e ajudar na solução de problemas futuros. Podendo também procurar por um dispositivo através de seu Hostname, clicando em seu nome, terá informações sobre o seu histórico de inicialização e login, podendo ajudá-lo a identificar se houve uma regressão recente, trazendo utilidade para determinar e considerar se deve ou não efetuar a troca do equipamento.
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Clicando em um determinado dispositivo, é possível ver todo o seu histórico de inicialização ou login, bem como os principais processos de inicialização durante um período de tempo, fornecendo insights e recomendamos em alto nível por dispositivo, mas não se limitando a recomendações de substituições de certos tipos de HD ou desvios a outros componentes e/ou aplicativos. Por exemplo:

  • Histórico de Inicialização: Fornecendo insights sobre o histórico de inicialização ao longo do tempo, distinguindo entre as diferentes fases do processo de inicialização do dispositivo, determinando se o problema é uma regressão e quando se deu início neste problema ou quais fases foram impactadas.
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  • Histórico de Login: Fornecendo insights sobre o histórico de login ao longo do tempo, distinguindo entre as diferentes fases do processo de login do dispositivo, determinando se o problema é uma regressão e quando se deu início neste problema ou quais fases foram impactadas.
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  • Lista dos processos mais impactantes: Esta guia permite que os administradores visualizem quais são os processos que mais causam impactos negativamente durante a inicialização de um determinado dispositivo. Esta informação é extremamente valiosa, já que permite uma reconfiguração concreta dos processos de inicialização, a fim de reduzir ou até mesmo eliminar o impacto no processo de login.
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Os dados de análise de endpoint também podem ser consultados diretamente através do contexto do dispositivo como parte das propriedades do dispositivo. Isso é então descrito como Experiência do Usuário.

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Conclusão

O Microsoft Productivity Score é uma ferramenta fundamental para a utilização de todos os administradores de rede, pois demonstra com antecedência, todas as possíveis falhas de segurança nos dispositivos, fazendo com que os usuários tenham uma melhor experiência, não utilizando dispositivos com lentidão ou demora no processamento de aplicativos ou abertura de arquivos.

Também é possível analisar e estudar possíveis problemas com a conectividade dos dispositivos, entregando melhor desempenho no acesso aos seus arquivos na nuvem, seja Onedrive ou Sharepoint.

Com o passar do tempo e atualização da tecnologia, a cada dia que passa, novas formas de administrar os dispositivos da sua organização surgem.

Através disto, a Microsoft surpreende mostrando ao mercado o Microsoft Productivity Score, uma ferramenta totalmente versátil e de fácil manuseio, facilitando assim o trabalho dos administradores e sua equipe.

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