Ransomware: Guia básico para entender e se proteger deste malware

ransomware

Ultimamente, a internet está sendo bombardeada por notícias sobre ransomware. Esse tipo de malware infecta qualquer dispositivo, desde computadores, smartphones até pequenos dispositivos de IOT. Mas afinal, o que faz este temido malware? E como ele se infiltra em sua rede, afetando sua rotina e seu negócio?

Como funciona o ramsonware?

Estar por dentro de como ele funciona e entender o seu comportamento é a chave para se proteger e evitar esse constrangimento para a sua empresa. O ransomware tem como objetivo sequestrar dados relevantes para os usuários, normalmente dados de empresas, e como todo sequestro, exige uma quantia em “dinheiro” para a liberação dos dados, neste caso bitcoins.
O ransomware age de várias maneiras sendo uma delas o bloqueio do sistema, muitas vezes utilizando linhas de comando/scripts em browser, travando totalmente a tela e impedindo qualquer interação com o sistema e arquivos, o outro que vem se popularizando muito é a encriptação assimétrica e compactação de dados, utilizando os algoritmos como RSA-1024, RSA-2048 e AES-256 o que demoraria uma eternidade para ser decifrado, um exemplo com o mecanismo de encriptação é o Cryptolocker.

cryptolocker-ransomware

Quando e como?

A maior parte dos casos são pelos e-mailscom uma simples ação de abrir um e-mail e clicar em um link suspeito que pode muitas vezes baixar um arquivo com scripts ou redirecionar para um site malicioso. O que possibilita o agressor tomar o controle do dispositivo e sequestrar os dados, encontrar outros computadores que estão na rede para infectar e até mesmo as pastas compartilhadas. 

O que posso fazer para evitar isso?

Muitas vezes, ocorrem situações de desespero e a vítima pensa na hipótese de pagar o resgate para recuperar os dados, no entanto, não há garantia nenhuma que após pagamento os dados retornem em seu estado normal. Portanto, para evitar esse tipo de situação, é necessário tomar algumas providencias para assegurar que não ocorra tentativas de ataque. Algumas das recomendações a seguir:

Firewall

Firewalls possuem recursos de proteção e anti-malware bem configurados e com alto desempenho em monitoramento, será umas das soluções que podem ajudar a evitar esse problema; 

Antivírus

Optar por um antivírus capaz de detectar comportamentos suspeito, controle de mídias removíveis ex. pen drives ou HD externo e neutralizar a ação do malware é uma boa defesa; 

Política de backup

Criar política de backup confiável tanto local ou na nuvem é sempre a melhor alternativa para essas situações.

Manter softwares sempre atualizados

É de extrema recomendação realizar as atualizações dos softwares, isso vai melhorar a segurança em seu ambiente.

Educação e conscientização dos colaboradores

Realizar campanhas internas sobre a educação e conscientização dos usuários podem ajudar muito, compartilhando as informações sobre a utilização dos e-mails, as melhores práticas de utilização na internet e informar como o malware se infiltra em sua rede e como evitá-los.

Revisão das políticas de segurança

Realizar uma revisão das políticas de segurança como senha de acesso (em estação de trabalho ou RDP). 

Proteja sua empresa!

Aplicar todas essas soluções, é a estratégia mais recomendada para que você e sua empresa não acabem se tornando mais uma vítima do ransomware.  

A Wtsnet é especialista em segurança e proteção tecnológica e pode ajuda-lo a trilhar com passos de grande valor e baixo custo, essa jornada cibernética. Entre em contato e saiba mais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
VICTOR MATSUMOTO

VICTOR MATSUMOTO

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalha na área Suporte técnico a clientes. Desenvolvendo atividades na área de Infraestrutura, Segurança e Cloud. Atua em projetos de implantação de Firewalls, Endpoint protection e em regularizações de licenciamento Microsoft, possuindo certificações nestas áreas.