Microsoft Authenticator: Como usar e configurar o app

Microsoft Authenticator

Ricardo Tandu

Segurança na internet é um assunto que está sempre em alta, afinal, se as ameaças se aperfeiçoam, as defesas precisam se atualizar. O múltiplo fator de autenticação é um recurso indispensável hoje em dia e quando o assunto é segurança na internet, a Microsoft entende. O aplicativo Microsoft Authenticator trouxe facilidade e velocidade para fornecer segurança e conforto na hora de acessar qualquer uma de suas contas.

Por que usar a autenticação de múltiplos fatores

É fato que hoje grande parte dos usuários utilizam senhas fracas em suas contas ou a mesma senha para diversos cadastros. Os criminosos têm essa informação e, por conta disso, eles tendem a atacar as contas mais fáceis de invadir para ter acesso às demais informações de login. Porém, a tecnologia avança e podemos nos preocupar menos com isso graças ao MFA–múltiplo fator de autenticação-, que garante que a conta só poderá ser acessada por você.

Microsoft Authenticator

Se o assunto está parecendo complexo, a Microsoft veio facilitar. A ideia do múltiplo fator de autenticação é você provar que é você mesmo tentando se logar com sua senha. O aplicativo Microsoft Authenticator fornece essa segurança com a possibilidade de você utilizar de sua impressão digital, reconhecimento facial ou um PIN. Além de que você pode utilizar de mais de um método, mantendo seu acesso mais seguro e tudo de forma gratuita.

Microsoft Authenticator

Senha por tempo limitado

O aplicativo também tem a função de senhas de uso único por um tempo limitado (TOTP ou OTP). Isso fará com que sua senha sempre esteja alterando e só você tenha acesso, ajudando a manter suas contas online seguras.

Como funciona na prática

Na prática é ainda mais fácil: basta baixar o aplicativo, logar sua conta Microsoft e adicionar as contas nas quais você quer utilizar o método (em sua maioria, basta escanear o QR-code). Após adicionar as contas, na próxima vez que for acessá-las, terá que aprovar a entrada usando o app.

Microsoft Authenticator

Aplicativo

• Disponível para iOS e Android
• Gratuito
• Funciona também para protegercontas que não são Microsoft
• Caso perca o celular, você poderá logar no aplicativo usando sua senha por outro dispositivo

Conclusão

Então chega de tentar lembrar de todas suas senhas complexas, utilize o Micosoft Authenticator e garanta a segurança das suas contas. O aplicativo é fácil de usar e faz uma diferença enorme na segurança, apenas com um toque no celular você já evita milhares de crimes cibernéticos e quando se trata de internet é sempre bom se manter seguro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

ÚLTIMOS ARTIGOS

Quer saber ainda mais?

Entre em contato conosco!