Prepare-se para o fim do suporte ao SQL Server e ao Windows Server 2008

fim do suporte ao sql server e windows server 2008 capa

A Microsoft anunciou o fim do suporte para dois produtos de servidores que são frequentemente implantados, o SQL Server e o Windows Server 2008.

O primeiro a parar de receber atualizações será o SQL Server 2008 e 2008 R2, que tem como data final, o dia 9 de julho de 2019. Já o Windows Server 2008 e 2008 R2 será encerrado em 14 de janeiro de 2020.

Manter o seu software sem atualizações de segurança é arriscado!

Após esse período, não ocorrerão novas atualizações de segurança, logo sua empresa pode ficar exposta a riscos cibernéticos que podem comprometer a operação e fazer com que dados e informações sigilosas da companhia estejam em perigo, portanto, é necessário se precaver e encontrar outras soluções.

Riscos cibernéticos

Sem a atualização do suporte de segurança destes produtos, dados sensíveis podem ficar expostos a ataques como ransomware e phishing.

Compliance

Em 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entra em vigor e utilizando estes produtos você ficará exposto às normas impostas por órgãos regulamentadores, bem como regras internas de compliance.

Custos adicionais

Com o fim do suporte, para manter o nível de segurança necessário, você terá que contratar novas ferramentas, o que implica em custos adicionais, nem sempre tão efetivos.

Detecção de ameaças

É necessário detectar ameaças com a rapidez necessária para minimizar seu impacto. Sem a atualização das soluções, o risco de vazamento de dados se torna maior.

fim do suporte ao sql server e windows server 2008 a
Permanecer com os produtos sem atualização pode custar caro e colocar em risco os dados e a operação da sua empresa!

Quais são as opções?

Nuvem Azure

Uma das opções (e a mais indicada) é migrar o Windows Server 2008 e o SQL 2008 para o Azure sem a necessidade de mudar códigos de aplicações. Esta opção ainda garante três anos de suporte estendido da Microsoft.

Atualização On-Premise

Também é uma opção, a atualização para uma versão nova do Windows Server e do SQL on-premise (local).

Pacote de segurança estendido

Há também a possibilidade de adquirir um pacote anual de atualizações de segurança estendidas, no entanto essa opção é válida somente para alguns contratos.

Manter o software sem atualizações de segurança

Uma das opções, mesmo que não indicada, é manter a versão do Windows Server 2008/SQL 2008 após o término do suporte, mas, como frisamos acima, isso pode expor riscos para sua empresa e para seus dados.

Três bons motivos para migrar seus aplicativos do servidor 2008 para o Azure:

A melhor opção e a mais indicada é migrar os aplicativos do WS 2008 e SQL 2008 para o Azure, que garante inovação, redução de custos e maior segurança. Confira!

Inovação

Adote as ferramentas no Azure para modernizar seus aplicativos. Foque a inovação nos negócios com serviços totalmente gerenciados, como o Banco de Dados SQL do Azure, o Serviço de Aplicativo do Azure e o Azure IaaS.

Redução de custos

Reduza seus custos de infraestrutura com atualizações gratuitas de segurança estendida, o Benefício Híbrido do Azure e a infraestrutura otimizada. Economize muito ao migrar servidores 2008 para o Azure. Seria cinco vezes mais caro executar o Windows Server no AWS, por exemplo.

Segurança e conformidade

Combata ameaças cibernéticas sofisticadas com a base de nuvem segura e ajude a atender aos requisitos de conformidade com a maioria das certificações de qualquer provedor de nuvem. Receba atualizações gratuitas de segurança por 3 anos ou mais após o fim do suporte.

Conclusão

Com o fim do suporte ao Windows Server 2008 e SQL Server 2008, não é recomendado permanecer com esses produtos sem atualizações, pois sua empresa ficará vulnerável já que não existirão mais patches e correções de segurança. E em um mundo virtual cada vez mais perigoso, definitivamente não vale a pena correr esse risco!

A Wtsnet é Partner Gold da Microsoft e estamos totalmente disponíveis para te ajudar a encontrar a melhor solução para sua empresa continuar protegida. Conte com a gente!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
joão gabriel dearo

joão gabriel dearo

Empresário, fundador da Wtsnet, graduado em eletrônica digital pela Universidade Mackenzie, iniciou como consultor de tecnologia há mais de 30 anos, tendo vivido e colaborado com a digitalização de pequenas e médias empresas durante todo esse período. Sua história aconteceu justamente com a chegada e consolidação no Brasil de empresas como Itautec, Microsoft, HP e Cisco, às quais sempre trabalhou em parceria. Atualmente administra a empresa e fomenta a adoção de tecnologias de Segurança, Cloud e serviços gerenciados em clientes. Entusiasta e geek assumido é fã de novas tecnologias.