A Cisco divulgou a edição 2022 do seu estudo “Benchmark de Privacidade de Dados” que faz uma avaliação global das práticas corporativas de privacidade, o impacto da privacidade nas organizações e opiniões dos entrevistados em relação à privacidade de dados.
Entre os destaques do levantamento, está o fato da grande maioria dos entrevistados, considerar que a privacidade é essencial aos negócios. Globalmente, 90% consideram a questão imprescindível, enquanto no Brasil este percentual sobe para 94%.
Aqui, o custo médio das empresas para a implantação de práticas corporativas de privacidade de dados é cerca deUS$ 2,2 milhões por ano, algo em torno de R$ 12 milhões. A média global no entanto, é próxima de US$ 2,7 milhões.
O levantamento também revela que os entrevistados estimam que o ROI seja em média, de 1,8 vezes sobre o custo com privacidade de dados. Embora isso continue sendo muito atraente, é um pouco menor do que o registrado no ano passado, que foi de 1,9 vezes sobre o custo. Segundo o relatório da Cisco, este número pode ser resultado das necessidades contínuas de resposta à pandemia, adaptação à nova legislação, incerteza sobre as transferências internacionais de dados e aumento das solicitações de localização de dados.
Outro ponto importante abordado, é a questão das legislações sobre privacidade continuam a ser muito bem recebidas em todo o mundo, embora o cumprimento dessas leis muitas vezes envolva esforço e custo significativos, como, por exemplo, catalogação de dados, manutenção de registros de atividades de tratamento de dados, implementação de controles como “privacy by design” e resposta a solicitações de titulares de dados.
Mais de 80% dos pesquisados também consideram que as leis de privacidade tiveram um impacto positivo, e menos de 4% apontaram entender que as leis tiveram um impacto negativo.
O relatório também traz a noção de que as legislações sobre privacidade continuam a exigir mais proteção de dados, governos e organizações estão implementando requisitos de armazenamento local de dados pessoais, sendo que 92% dos entrevistados disseram que isso se tornou uma questão importante para suas empresas. Mas isso tem um preço — em todas as regiões, 88% disseram que os requisitos de localização estão adicionando custos significativos às suas operações.
Por fim, quando se trata de uso de dados, 92% dos entrevistados globalmente e 96% no Brasil reconhecem que sua organização tem a responsabilidade de usar os dados apenas de maneira responsável. 87% de todos os entrevistados e 92% só no Brasil acreditam já ter processos implementados para garantir que a tomada de decisões automatizada seja feita de acordo com as expectativas do cliente. No entanto, o Cisco 2021 Consumer Privacy Study (Estudo de Privacidade do Consumidor) mostrou que muitos indivíduos desejam mais transparência e 56% estão preocupados com o uso de dados em IA e tomada de decisão automatizada. 46% dos consumidores pesquisados sentiram que não podem proteger adequadamente seus dados, principalmente porque não entendem o que as organizações estão coletando e fazendo com seus dados.
"A Cisco está comprometida com a privacidade dos dados, incluindo a governança de tecnologias emergentes, como inteligência artificial", diz Anurag Dhingra, vice-presidente da Cisco e diretor de tecnologia e colaboração. "Estamos publicando o framework de IA Responsável como parte do compromisso da Cisco com a transparência e a adaptabilidade, estabelecendo um processo de governança e práticas de trabalho concretas para nossas equipes de desenvolvimento, incluindo canais vitais de comunicação com nossos clientes e públicos. A estrutura define princípios claros em alinhamento com os valores de nossos clientes."
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