Ameaças cibernéticas ao Microsoft Office aumentam em 53% em 2023

Ameaças cibernéticas ao Microsoft Office aumentam em 53% em 2023

De acordo com notícia publicada no site Ciso Advisor, um relatório recente de segurança cibernética da Kaspersky destaca que houve um aumento de 53% nas ameaças cibernéticas diárias direcionadas ao Microsoft Office durante 2023. O estudo também detectou, em média, 411 mil arquivos maliciosos por dia neste ano, indicando um aumento geral de quase 3% na comparação com o ano anterior.

A pesquisa da Kaspersky sinaliza uma mudança nas táticas dos cibercriminosos, enfatizando o Microsoft Office e outros formatos de documentos como alvos principais. Um total de 24 mil arquivos maliciosos foram detectados dentro de formatos de documentos, como Microsoft Office e PDF. Esse pico está associado a um aumento nos ataques de phishing utilizando arquivos PDF enganosos, projetados para extrair dados confidenciais.

Embora os cavalos de Tróia (trojans) continuem sendo o malware mais predominante, o relatório observa um aumento substancial no uso de backdoor. As detecções diárias de backdoor aumentaram de 15 mil arquivos em 2022 para 40 mil neste ano, indicando um aumento da ameaça de cibercriminosos ganharem controle remoto sobre os sistemas das vítimas.

O cenário de ameaças cibernéticas continua a evoluir, tornando-se mais perigoso ano após ano. Os adversários continuam a desenvolver novos malwares, técnicas e métodos para atacar organizações e indivíduos.

De acordo com o executivo, o aumento anual de ameaças cibernéticas relatadas é acompanhado pela utilização ininterrupta dessas vulnerabilidades por agentes de ameaças, incluindo gangues de ransomware. Além disso, a redução da barreira de entrada ao cibercrime é atribuída à adoção generalizada de inteligência artificial (IA). Os atacantes aproveitam a IA para criar textos mais convincentes em mensagens de phishing, exemplificando seu papel na facilitação de ameaças cibernéticas.

À luz dessas ameaças crescentes, a Kaspersky aconselha os usuários a permanecerem vigilantes. Recomendações adicionais incluem evitar fontes de aplicativos não confiáveis, abster-se de clicar em links duvidosos e criar senhas fortes e exclusivas com autenticação de dois fatores (2FA). Atualizações regulares são cruciais, e as mensagens solicitando a desativação do sistema de segurança devem ser ignoradas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

ARTIGOS RELACIONADOS

[3cx-clicktotalk id=”3951″ title=”Chat ao Vivo”]

Copyright © 2023 – Wtsnet Empowering with Technology