Power Automate: Automatize processos e simplifique o fluxo de trabalho

power-automate

Ricardo Mattos

O Power Automate é a aplicação da Microsoft responsável por automatizar processos e criar tarefas com o intuito de otimizar tempo, trabalho e entregar bons resultados. Com ele, você pode criar fluxos possibilitando a economia de tempo, executar tarefas complexas de forma simples, e melhor que isso, de forma automática.
Você pode criar diversos fluxos que ficam disponíveis no portal, alguns já configurados e de fácil manuseio. Power Automate é a ferramenta perfeita para a facilitação do dia a dia, mostrando-se cada vez mais indispensável atualmente.

Fluxos

Os fluxos são funções que você cria para auxiliar o dia a dia no serviço de forma que simplifique e automatize os processos, tarefas e otimize o tempo da empresa. No Power Automate existem alguns tipos de fluxos, sendo eles: fluxos da nuvem, fluxos da área de trabalho e fluxos de processos empresariais. Existem também, diversos modelos predefinidos disponíveis para uso baseado em otimizações comuns de empresas. Vale a pena verificar se sua automação já tenha sido feita, sendo necessário assim, apenas selecionar na biblioteca. Os fluxos podem ser automáticos e manuais, possibilitando rodar alguma tarefa no exato momento em que foi criada ou agendando-a para que seja executada sempre em um horário específico.

power-automate

Para quem é?

O Power Automate pode parecer complexo pela sua quantidade de funções, contudo, seu design é bastante intuitivo. Desde para um usuário básico até um profissional de TI, todos conseguem criar processos e automatizar tarefas. As automatizações podem ser criadas com código, sem código ou com pouco código, facilitando o manuseio da aplicação.

Fluxo da Nuvem

O Fluxo de nuvem permite que, usando a DPA (automação de processo digital), qualquer pessoa possa criar automações com facilidade usando um designer baseado em lógica. Essa função é bem instintiva e não é preciso ser um técnico para automatizar, essa é uma das vantagens do Power Automate.

power-automate

Fluxo da Área de Trabalho

Os fluxos da área de trabalho se diferenciam da em nuvem pela função de automatizar fluxo de trabalho entre serviços modernos baseados em nuvem e sistemas herdados. Usando a automação de processos robótico é possível automatizar a interface do usuário de forma simples, usando um designer do tipo arrastar e soltar.

power-automate

Fluxo de processos empresariais

Diferente dos demais fluxos, os de processos empresariais possibilitam a visualização dos processos em várias etapas, garantindo consistência e a eliminação de partes desnecessárias do processo.

power-automate

Aplicações

A aplicação não se limita em gerenciar apenas ambientes Microsoft 365, podendo trabalhar junto a diversos outros aplicativos, como por exemplo:

  • Google Drive
  • Gmail
  • Twitter
  • Box
  • Dropbox
  • Youtube
power-automate

Disponibilidade

O Power Automate se encontra hoje em versão para desktop e mobile.

Conclusão

Lançado no final de 2020, o Power Automate já marca presença em diversas empresas com intuito de facilitar a criação de fluxos automáticos sem a necessidade de um conhecimento profissional. Uma ferramenta para todos os usuários que simplifica diversas funções. A aplicação permite executar enumeras tarefas com um clique, podendo ser de forma manual, automática ou agendada. 

O aumento da tecnologia nos força a nos mantermos atualizados e o Power Automate é a ferramenta perfeita para você otimizar o trabalho e efetuar bons processos sem a menor dificuldade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

ÚLTIMOS ARTIGOS

Quer saber ainda mais?

Entre em contato conosco!