Automatize as suas tarefas com Microsoft Flow

Microsoft Flow

Saiba como o Microsoft Flow pode automatizar processos e tarefas que são rotineiros no trabalho, integrando seus aplicativos e serviços favoritos,  economizando tempo e facilitando o seu dia a dia.

Nos últimos anos, a tecnologia vem crescendo de forma perpetua e florescendo rapidamente em nossa volta. Se falarmos sobre nossa rotina diária, há várias tarefas que precisam ser executadas diariamente em nosso trabalho, como: verificar e-mails, agendar reuniões internas ou externas, monitorar informações sobre os negócios, entre outras centenas de tarefas.  

É muito comum pensar em como fazer de forma prática e eficiente tarefas rotineiras como estas para economizar o tempo e ainda por cima obter os mesmos resultados e qualidade. E assim a Microsoft imaginou e construiu o Flow que é a resposta para muitas das perguntas de como automatizar processos de rotina de trabalho.

Mas o que é Microsoft Flow?

O Flow é um serviço baseado em nuvem que torna prático e simples para os usuários da linha de negócios, criar fluxos de trabalho que automatizam tarefas e processos de negócios demorados em aplicativos e serviços. 

O que você pode fazer com o Microsoft Flow?

Existem vários cenários nos quais os fluxos podem ser usados para executar a tarefa de forma eficiente, são eles: 

  • O Flow permite integração com o Microsoft Dynamics CRM. Por exemplo, quando um novo lead é capturado e adicionado ao Microsoft Dynamics CRM, um fluxo de trabalho automatizado pode ser acionado para enviar ao vendedor uma notificação pode ser um e-mail, mensagem de texto para o celular com detalhes sobre o lead; 
  • O Flow pode automatizar o processo de cópia de arquivos. Por exemplo, quando um novo arquivo é adicionado ao Dropbox ou ao OneDrive, um fluxo de trabalho automatizado poderá postar imediatamente uma cópia do arquivo no SharePoint; 
  • Pode-se acumular dados usando fluxos de trabalho. Caso o usuário quiser saber o que as pessoas estão dizendo sobre uma determinada marca, pode-se criar um gatilho que capture novos tweets que mencionam a marca e armazena uma cópia de cada tweet em um banco de dados para mineração e tratamento; 
  • Com o Flow não há necessidade de ter conhecimento com Scripts para criar um fluxo de trabalho. Existem centenas de modelos prontos com uma interface interativa para utilização, podendo modifica-lo o quanto quiser.  

Essa ferramenta não se integra apenas com produtos da Microsoft. Ele pode ser utilizado com uma variedade de aplicativos e serviços como: Salesforce, SQL Server, Twitter, MailChimp, Skype, Google Drive, tudo graças aos “conectores”. O conector é um API que permite que esses serviços se conectem ao Microsoft Flow. 

Microsoft Flow celular

Onde posso criar e administrar os meus fluxos? 

Você pode criar um fluxo e executar tarefas administrativas tanto no navegador do seu computador/notebook ou baixar o aplicativo em seu smartphone.

Conclusão

Fluxos de trabalho fáceis de utilizar com modelos prontos com os serviços do Office 365 e demais fabricantes. Uma vez que se acostume e ser capaz de configurar fluxos de trabalho que atendam às necessidades, o Flow será parte integrante do cotidiano do trabalho.  

Entre em contato com a Wtsnet e saiba como obter todas as facilidades do Microsoft Flow no seu negócio.

Links complementares

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Victor Matsumoto

Victor Matsumoto

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalha na área Suporte técnico a clientes. Desenvolvendo atividades na área de Infraestrutura, Segurança e Cloud. Atua em projetos de implantação de Firewalls, Endpoint protection e em regularizações de licenciamento Microsoft, possuindo certificações nestas áreas.