Cloud Backup: por que sua empresa deve considerar adotar o backup em nuvem

Cloud Backup

O Cloud Backup, também conhecido como backup na nuvem, tem se tornado uma prática cada vez mais comum, resumidamente, esta forma de backup possibilita realizar a cópia de arquivos, documentos, relatórios, e todos os tipos de dados de uma empresa para a nuvem através da internet, provendo assim a possibilidade de recuperação destas informações caso haja algum imprevisto.

Você deve estar pensando nesse momento, mas por que não eu deveria fazer este backup na nuvem e não armazenar meus backups em um servidor localizado fisicamente dentro da na minha empresa?

A resposta é: Por que não os dois? Bem, imagine que algum dia sua empresa seja atingida por algum desastre; pane, roubo, catástrofe natural ou Ransomware. Seus dados estariam aonde?

Se sua resposta for: Estariam armazenados localmente! Possivelmente teríamos problemas para restaurá-los, já se me disser estariam fora da empresa, começaria aí um outro tipo de transtorno, o transtorno logístico.

A nuvem veio para simplificar e reduzir esses e outros riscos. A título de exemplo, a TI Inside publicou um relatório da Kroll em que afirma que 40% das empresas já sofreram violação e perda de dados sigilosos de clientes ou funcionários seja por conta de ataques cibernéticos, roubos ou perda de informações, ou seja, além de termos um problema de disponibilidade, temos também um problema de segurança. 

Tipos de infecções com Ransomware, paralisam empresas e são cada dia mais comuns, uma das primeiras e mais praticas medidas para escapar, é o Backup em Nuvem.

Cloud Backup Nuvem

Abaixo listamos algumas características específicas de uma ou mais soluções de backup em nuvem:  

Universal Restore

Quando executamos um backup completo, há a possibilidade de se fazer o restore Bare Metal em qualquer máquina ou servidor, independente de drivers. Esta feature é denominada Universal Restore, e é muito utilizada em caso de desatres, que impossibilitam a recuperação de equipamentos muitas vezes antigos, em definitivo.

Segurança na nuvem

Softwares de backup corporativos tem uma ótima segurança em relação aos dados enviados a nuvem, já que são criptografados desde na execução e armazenamento. Atualmente, o backup em nuvem é a melhor maneira de proteger seus dados e sistemas de ameaças como o “ransomware”. Lá seus dados estarão seguros e com sigilo total. 

Velocidade de conexão com a Internet

Um dos desafios mais comuns relacionados ao backup em nuvem é o tempo que se leva para execução do primeiro backup (o completo). Para resolver, alguns fabricantes criaram outras formas de “upload”, por exemplo, possibilitando o envio de discos físicos com a primeira cópia dos dados a seus datacenters, já em outros pode-se configurar o backup para efetuar o sincronismo usando toda a banda de internet disponível durante a madrugada e finais de semana por exemplo. Se não houver alternativa, também é possível manter cópias locais enquanto o upload dos arquivos for acontecendo. 

Armazenamento

Caso você já possua uma solução de backup, pode-se considerar a utilização de Storages Accounts em nuvem, somente para armazenamento. Esta solução implementa maiores níveis de proteção em uma estratégia on premisses já existente, visto que os dados ficam armazenados em um local adicional seguro, atualmente todos os principais fabricantes dão suporte à esta feature. 

Conclusão

Hoje é completamente viável seguir estratégias de backup, 100% nuvem, ou híbridas, tudo depende o quanto de proteção se deseja ter. Softwares de gerenciamento de backup, como o Azure Backup e o Acronis Backup, proporcionam grande segurança já na nuvem, criptografando os dados armazenados, e dando flexibilidade quanto a agendamentos, retenção, tipo de cópia e a frequência.

Além disso, estas soluções oferecem ótimo custo-benefício, já que são altamente flexíveis e escaláveis, podendo ser rapidamente adaptadas às necessidades de cada empresa, e o melhor pagando-se apenas pelo que está sendo consumido.

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Cristiano Ribeiro

Cristiano Ribeiro

Profissional graduado em ciências da computação, com experiência de mais de 16 anos em suporte à TI infraestrutura e segurança seguindo as práticas do ITIL. Possui diversas certificações, dentre elas em produtos Cyberoam, Sophos, Kaspersky, Microsoft Office 365, Windows Server e SAM. Atualmente também está envolvido no desenvolvimento de soluções contidas nos serviços gerenciados de segurança na Wtsnet.