Azure Files: O que é e benefícios de uso

Azure File Server

João Pedro Fogaça

Hoje em dia, com a evolução tecnológica, muitas companhias buscam soluções modernas com fácil implementação e que entreguem segurança e otimizem a operação no seu dia a dia.

O servidor de arquivos ou “file server” vem evoluindo e se modernizando cada vez mais e a Microsoft desenvolveu o Azure Files, serviço que permite que você gerencie totalmente seus arquivos em nuvem, fornecendo facilidade e eficiência na transferência de arquivos, com total segurança. 

O que é o Azure Files?

O Azure Files são compartilhamentos de arquivos totalmente gerenciados pela nuvem que utilizam os protocolos SMB e NFS. Os compartilhamentos podem ser acessados através do Windows, Linux e MacOS. Com ele, você pode migrar ou implantar seus arquivos/documentos on-premises para a nuvem ou até mesmo usar em modo híbrido (Cloud e on-premises), trazendo mais facilidade e segurança no compartilhamento de arquivos de sua empresa, ainda é possível gerenciar todo seu compartilhamento direto da nuvem. 

Quais são os benefícios do Azure Files?

Um dos principais benefícios é você não precisar ter um servidor em nuvem, isso faz com que ocorra uma redução de custos. O Azure Files é configurado através de uma storage account ou simplesmente um disco em nuvem e possui sincronismo com AD on-premises ou AAD em nuvem.

Outro benefício é evitar manutenção no servidor on-premises e qualquer acidente que possa ocorrer dentro do seu CPD, além da queima dos equipamentos, falha de serviços no servidor (onde pode ocorrer falha de um sistema importante) e travamentos devidos a limitações de hardware.

Todo seu acesso compartilhado é via protocolos SMB e NFS padrão, que significa que você pode substituir facilmente seus compartilhamentos de arquivos locais pelos do Azure, sem se preocupar com compatibilidades de aplicativos e sistema.

Como é possível migrar meu file server local para a nuvem?

Existem várias ferramentas de migração de arquivos para o Azure Files e você pode escolher a que se encaixa melhor:

  • Robocopy;
  • Sincronização de Arquivos do Azure;
  • Serviço de Migração de Armazenamento;
  • Data Box;
  • AzCopy;
  • Gerenciador de Armazenamento do Azure;

Robocopy

Tem suporte aos compartilhamentos de arquivos do Azure e total preservação de fidelidade de arquivos. Recomendado pela Microsoft.

Sincronização de Arquivos do Azure

Tem integração nativa ao Azure e total preservação de fidelidade de arquivos. Recomendado pela Microsoft.

Serviço de Migração de Armazenamento

Com suporte indireto e os compartilhamentos de arquivos do Azure podem ser montados como unidades de rede em servidores e total preservação de fidelidade de arquivos. Recomendado pela Microsoft.

Data Box

Tem suporte aos compartilhamentos de arquivos do Azure e oferece suporte total a metadados. Recomendado pela Microsoft.

AzCopy

Tem suporte aos compartilhamentos de arquivos, mas não é totalmente recomendado, pois além de não dar suporte à copias diferenciais, algumas fidelidades dos arquivos podem ser perdidas.

Gerenciador de Armazenamento do Azure

Tem suporte aos compartilhamentos de arquivos, mas não é totalmente recomendado, já que pode perder a maioria da fidelidade dos arquivos.

Como criar seu file server no Azure

Primeiro passo para criação do seu file server é a configuração de uma storage account (conta de armazenamento) na nuvem.

Após isso, o segundo passo é a definição do tipo da storage account a ser criada.

Por fim, o terceiro passo é a configuração da storage account e depois iniciar a migração dos arquivos.

Backup do seu Azure Files

Aproveitando a tecnologia em nuvem oferecida pela Microsoft, também implemente junto ao seu File Server no Azure, um cofre de backups do Azure, evitando qualquer acidente causado, e que usuários finais apaguem pastas/arquivos sem querer. Usando o backup Azure, restaure a qualquer momento quaisquer arquivos/pastas específicos.

Conclusão

Em questão de praticidade, eficácia e eficiência o Azure Files tem um grande e vasto poder de facilidade em seu ambiente, trazendo mais segurança, e evitando dores de cabeça com equipamentos e desastres no seu servidor de arquivos local, em conformidade.  Vale ressaltar outro grande ponto no Azure Files, já que nele você pode complementar a segurança de seu ambiente, realizando backups diretamente do próprio Azure, gerenciando tudo com apenas com uma assinatura.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

ÚLTIMOS ARTIGOS

Quer saber ainda mais?

Entre em contato conosco!